Noticia_20140515-1_Imagem(Foto: Graciela Brandt/PMSJP)

A Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, através da Educação Especial, promove mais uma edição do Curso de Libras.

Para a secretária de educação, Neide Setim, a língua brasileira de sinais irá propiciar uma interação mais efetiva entre os familiares e sociedade. “Parabenizamos os professores do curso de libras pela iniciativa de passar mais uma forma de comunicação entre as pessoas”, falou a secretária.

As aulas acontecem todas as terças-feiras, das 18h às 22h, com carga horária de 60 horas e previsão de término em 24 de Novembro de 2014.

Neste ano a demanda pelo curso atraiu mais de 75 participantes.

Formas de comunicação:

A comunicação entre as comunidades surdas se dá por leitura labial e linguagem de sinais.

Leitura labial: técnica aplicada principalmente em surdos, em que palavras e sons emitidos pelo interlocutor são captados pela leitura (interpretação) dos movimentos dos lábios.

Linguagem de sinaisLibras: abreviação de Língua Brasileira de Sinais é uma língua derivada da língua de sinais autóctone (que é natural da região onde ocorre), ou seja, do Brasil. A linguagem por gestos não é igual em todo o mundo.

Semelhante à língua oral que é composta por fonemas a Libras também possui níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Na língua de sinais também existem itens lexicais, os quais se chamam de sinais. O diferencial da língua de sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo (ou no espaço) onde esses sinais são realizados.  Por exemplo, a mesma formação das mãos, porém em lugar diferente no espaço ou do corpo adquire outro sentido, em que não basta apenas saber os sinais, mas sim sua gramática,  para que se possa combinar as frases e estabelecer a comunicação.

Mais uma possibilidade de comunicação é através do implante coclear, que em alguns casos possibilita a restauração da função da audição total ou parcialmente. Esse dispositivo já existe há alguns anos e perto de 100 mil pessoas já estão usando

Noticia_20140515-2_Imagem

Noticia_20140515-3_Imagem

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.sjp.pr.gov.br/secretariamunicipal-de-educacao-promove-curso-de-libras/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *