Acessibilidade

Antes de qualquer consideração, é fundamental esclarecer alguns conceitos:
Em primeiro lugar, o que é LIBRAS? E em segundo lugar, o que é um SURDO?
LIBRAS é a sigla de “Língua Brasileira de Sinais”. É uma língua oficial do Brasil,, declarada e reconhecida como tal pela Lei 10.436/02.
Como língua ou idioma, ela não pode ser vista como um mero grupo de sinais que algumas pessoas usam para se expressar.  Assim, como versa o Art. 1º, Parágrafo único, da referida Lei, “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”. Tratamos aqui de outro idioma, ou seja, LIBRAS não é português.
Daí, assim como no próprio português, como no inglês, no espanhol e todos os outros idiomas, é preciso aprender a pensar em LIBRAS como língua, cuja metodologia de ensino não pode ser comparada ou parametrizada com outros cursos e treinamentos, dado que este novo conhecimento e sua cultura ainda são desconhecidos do público em geral. É importante ressaltar que no ensino da LIBRAS, muito mais do que praticar a correspondência entre a palavra escrita e falada e o processo gestual, existe o envolvimento do indivíduo como um todo, onde a expressão facial e corporal faz-se fundamental para a compreensão da mensagem transmitida. Um único gesto aliado à expressão do rosto é capaz e suficiente para transmitir toda uma informação ou conceito.
É necessário reaprender a falar, passando pelo processo associativo entre imagem e gesto até a compreensão de conceitos lingüísticos, essenciais para a interpretação correta dos gestos e expressões que compõem a mensagem.

Assim como a LIBRAS é um conceito novo, um idioma novo, o SURDO por sua vez exige de nós, ouvintes, a disposição de apreender também um conceito novo de personagem no contexto da comunicação.
É importante ressaltar que o surdo não é deficiente como a palavra sugere. Ele apenas “não ouve”. Por mais redundante que possa parecer, isso se aplica porque quantas vezes, nós, ouvintes, também não ouvimos, ora porque não prestamos atenção, ora porque estamos focados em outra coisa?
Por isso, tão importante quanto a VISÃO para o SURDO temos a PERCEPÇÃO DO AMBIENTE.
É lugar comum surdos serem destratados e até agredidos “por não darem atenção aos outros”. A questão é: se ele está concentrado ou se “os outros” não estão no seu campo de visão, ele não irá perceber a presença de alguém chamando. E não adianta gritar, esbravejar ou ficar maldizendo o surdo. Sabemos que ninguém é “adivinho” e o problema se agrava porque ele parece “normal, sem nenhuma deficiência”, mas é exatamente por isso que precisamos conhecer o conceito SURDO/LIBRAS e as formas desse conceito se relacionar com o mundo.

E é exatamente neste ponto que se insere a SOCEPEL. Uma Sociedade de Pesquisa em Educação e LIBRAS, cujo principal objetivo é promover meios de ampliar o alcance da educação e da Língua Brasileira de Sinais e sua cultura nos âmbitos público e privado, seja através do segmento de ensino, seja através da produção de materiais didáticos e audiovisuais.