Cultura surda e inovação é tema de evento no Centro de Humanidades

Um público atento e que lotou o Auditório José Albano conferiu as atividades do evento Cultura Surda – Inovação e Academia, realizado na noite dessa terça-feira (13), na área 1 do Centro de Humanidades. Uma iniciativa que integrou as Pró-Reitorias de Extensão (PREX), de Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará, o evento contou com palestras sobre oportunidades de trabalho e estudo, bem como falas sobre a inclusão da pessoa surda.

Iniciando as palestras, a Profª Marina Sousa apresentou o projeto “Georreferenciamento dos surdos no Ceará – conhecendo e valorizando a comunidade surda”, do qual é coordenadora. Lançado em 2022, o Geosurdos CE tem como objetivo o registro do número de surdos residentes na Capital e Interior a fim de sensibilizar a população para o aprendizado e uso da língua brasileira de sinais – libras.

Imagem 1

Evento contou com palestras sobre oportunidades de trabalho e estudo (Imagem: Nilson Filho/UFCTV)

Para a promoção de uma acessibilidade linguística de qualidade, o projeto realiza formações, com base na metodologia da aprendizagem cooperativa, em estabelecimentos comerciais de Fortaleza. A ideia é que clientes surdos e atendentes possam se comunicar em libras. Comenta a docente que a equipe do projeto tem recebido retorno positivo de trabalhadores do comércio que afirmam ter conseguido atender de forma adequada pessoas surdas, após integrar as formações do Geosurdos CE. “Isso deixa a gente do projeto muito feliz porque, de fato, a inclusão começa a acontecer, e ela se resume no respeito à cidadania do outro”, destaca Marina Sousa.

Outra iniciativa da UFC apresentada no evento foi o Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda  CENOPS. Vinculado à PROINTER, o centro oferece assistência profissional a pessoas da comunidade surda através de capacitações e divulgação de vagas e oportunidades de negócio. O administrador e coordenador do CENOPS, Fábio Nogueira, explica como se desenvolvem as ações do projeto.

Outra iniciativa da UFC apresentada no evento foi o Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda – CENOPS. Vinculado à PROINTER, o centro oferece assistência profissional a pessoas da comunidade surda através de capacitações e divulgação de vagas e oportunidades de negócio. O administrador e coordenador do CENOPS, Fábio Nogueira, explica como se desenvolvem as ações do projeto.

Oportunidades acadêmicas no exterior também foram tema do evento, que contou com palestra da Profª Cristina Borges, do escritório do EducationUSA na UFC, sobre como estudar nos Estados Unidos. Segundo a docente, as universidades estrangeiras estão cada vez mais atentas à promoção da diversidade em suas comunidades de estudantes, incluindo, assim, pessoas surdas.

Foram abordados ainda no encontro as atividades do Clube de Libras, projeto de extensão da UFC que tem como objetivo a difusão da língua brasileira de sinais, e o Núcleo Rondon na UFC, que promove ações voltadas às pessoas com deficiência.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC – e-mail: secretaria@prointer.ufc.br

Fonte:https://www.ufc.br/noticias/17876-cultura-surda-e-inovacao-e-tema-de-evento-no-centro-de-humanidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *