Imagine que um paciente internado em um hospital é um deficiente auditivo, ou seja, ela não ouve, como será o trabalho da equipe de enfermagem para se comunicar com esse paciente? É justamente para acabar com esses problemas que a Faculdade Dama, localizada no município de Canoinhas, disponibiliza em sua grade curricular uma disciplina de Libras para os alunos de Graduação em Enfermagem.
Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Apesar de ser uma disciplina optativa, a participação dos alunos é bem grande, visto a importância dos conteúdos ministrados. “Será um grande diferencial na área onde cada um dos alunos atua ou vai atuar, pois saber libras na área da saúde é salvar vidas”, comenta a professora da disciplina, Marizete Darmorus Pereira.
Um dos objetivos da disciplina é introduzir ao educando do curso de bacharelado em Enfermagem, noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, com ênfase ao paciente surdo. Contribuindo para que os alunos, ou futuros enfermeiros e enfermeiras, tenham um papel fundamental como mediador principal entre pessoas surdas e ouvintes no ambiente hospitalar, ou em qualquer ambiente em que a pessoa surda necessite de atendimento.
Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski – (Jornalista / MTb/SC 04017 JP)