Próximo de completar sete anos de atuação, a Central de Libras de Contagem segue promovendo a inclusão e garantindo a cidadania da pessoa surda. O espaço  fornece o serviço de tradução em Língua Brasileira de Sinais – Libras e/ou outros métodos assemelhados, por meio da disponibilização de intérprete, dando suporte à pessoa com deficiência auditiva, que necessitar de qualquer tipo de atendimento – juizados especiais, delegacias, agências bancárias, consultas médicas e outros – em instituição pública ou privada, no município de Contagem.

O serviço é oferecido por meio da parceria firmada entre a Prefeitura e a Associação dos Surdos de Contagem – ASC, onde funciona a central. O intuito é diminuir, por exemplo, a exclusão das pessoas surdas, usuárias de libras e de libras tátil, em um atendimento bancário ou em órgão público, ou mesmo em uma entrevista de emprego. Uma equipe de três profissionais tradutores/intérpretes de Libras, capacitados para atender surdos  e surdocegos, são os responsáveis pelo atendimento.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Marcelo Lino, a parceria demonstra a preocupação da administração municipal com a inclusão e acessibilidade dos surdos na cidade. “O serviço, além de fomentar as instituições públicas e privadas a fornecerem um bom atendimento, estabelece uma relação de preocupação com o bem-estar desses cidadãos, buscando facilitar cada vez mais seu convívio com a sociedade”.

O coordenador da associação, Dener Vasconcelos, ressaltou que são muitas as  dificuldades a serem combatidas pelos surdos, que vão desde carências de políticas públicas voltadas para essa população, até o preconceito, o desconhecimento das suas necessidades e a falta de oportunidades. “Infelizmente, não são todas as cidades que têm uma Central de Libras. Seria bom se elas reconhecessem a importância dessa acessibilidade que temos aqui em Contagem. Esperamos que nossa cidade seja modelo para as outras, a fim de proporcionar acessibilidade para todos os surdos, para que possamos mostrar tudo que temos possibilidade de conseguir”.

“Acreditamos na potencialidade e no protagonismo da pessoa surda ou com deficiência auditiva e precisamos da sua participação cidadã na sociedade contagense. O serviço da Central de Libras vem de encontro ao compromisso que a gestão municipal possui em promover a inclusão social e possibilitar a cidadania ativa de seus munícipes”, ressaltou a superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Regina Lopes Silva.

A professora Larissa Regina precisou do serviço da Central de Libras que a auxiliou em uma demanda junto ao Procon. “Tenho muito a agradecer à Prefeitura, pela disponibilidade deste serviço aqui no município. Sou de Diamantina e lá enfrento muitas barreiras, pois não tenho esse suporte. Desde que mudei para contagem o intérprete vem me ajudando muito. Eu me sinto emocionada. É muito importante para nossa comunicação essa acessibilidade”, relatou.

Central de Libras

Criada em 2015, a Central de Libras surgiu da demanda da comunidade surda e do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Contagem, com o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade da pessoa surda, dando a ela mais autonomia.

No ano de 2020 a Central de Libras atendeu em média 100 usuários/mês, totalizando 6.502 atendimentos/ano. Já em 2021, foram 136 usuários/mês, que geraram 6. 356 atendimentos/ano. Em janeiro e fevereiro de 2022 foram atendidos, respectivamente, 135 e 129 usuários, obtendo 904 atendimentos no total .

A Central de Libras funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da ASC, localizada à rua Riso do Prado, 198, no bairro Jardim Eldorado. O serviço dos intérpretes é disponibilizado mediante agendamento: presencial, pelo e-mail central.librasasc@gmail.com;  pelos telefones 2565-0782, 99263-9286 ou pelo WhatsApp 97139-9180.

Central de Libras de Contagem – Agendamentos

Presencial – rua  Riso do Prado, 198, no bairro Jardim Eldorado

E-mail – central.librasasc@gmail.com

Telefones 2565-0782 / 99263-9286

WhatsApp – 97139-9180

 * Com colaboração de Sheila Figueiredo

https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/51899913683/in/album-72177720296907079

Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/novoportal/central-de-libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *