Para ter o atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já realizou cerca de 100 atendimentos para cidadãos surdos nos serviços presenciais de veículos e habilitação e auxílio na prova teórica e prática de direção para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O atendimento exclusivo é prestado há quase dois anos pelo Agente do Serviço de Trânsito do Detran-MT e interprete de Libras, Maurício Tadeu Pacheco da Silva. Através da tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), Maurício auxilia os surdos que buscam os serviços do Detran tanto em Cuiabá como no interior do Estado.

A pedagoga Daniela Tabata Pereira Machado, de 34 anos, é surda e conseguiu aprovação na prova teórica e prática para obtenção da primeira habilitação no município de São José dos Quatro Marcos. “A primeira vez que fiz a prova teórica para obter a habilitação eu reprovei, pois não conseguia compreender as palavras e o texto. O português é difícil para mim”, relatou.

Segundo Daniela, a aprovação no exame teórico só foi possível após o Detran realizar a tradução das 82 questões da prova para o formato em Libras. Após vencer a etapa do exame teórico, Daniela também conseguiu a aprovação na prova prática de direção.

“Estou muito feliz com essa conquista e muito grata pela atenção que o Detran está voltando à comunidade surda para garantir a acessibilidade aos serviços do órgão”, completou.

Para o Agente do Serviço de Trânsito do Detran-MT e interprete de Libras, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, o trabalho de auxílio junto à comunidade surda é desafiador e ao mesmo tempo gratificante. “Ver cada surdo vencendo suas barreiras e conquistando, especialmente, a primeira habilitação, é uma satisfação imensa, sentimento de dever cumprido”, ressaltou.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, pontua que o auxílio do servidor interprete de Libras é apenas um dos avanços que o órgão conquistou ao longo dos últimos três anos.

“A acessibilidade e inclusão é uma das prioridades da atual gestão para facilitar a vida do cidadão. Melhoramos o atendimento a esse público e também reformamos e adequamos nossas unidades e blocos de atendimento da sede da autarquia com calçadas acessíveis, rampas de acesso, além de banheiros para pessoas com necessidades especiais. São melhorias com foco em garantir o atendimento digno aos cidadãos e o acesso a todos aos serviços do órgão, seja na capital ou no interior do Estado”, destacou Vasconcelos.

Atendimento exclusivo

Para ter o atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI

Em seguida, deve clicar na aba ‘Libras’ e preencher todo o formulário. No final do campo de agendamento será ofertado os dias e horários disponíveis para atendimento.

Fonte:https://www.detran.mt.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *