Inaugurada em 2012, pelo prefeito Sebastião Madeira, através da Lei Ordinária nº 1453/2012, a Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Bilíngue (bairro São José do Egito) atende 95 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sob a gestão da professora Maria Ivanilde Oliveira dos Santos no âmbito da rede municipal de ensino.

Noticia_20140223_ImagemFalando do orgulho em ser gestora de uma escola que prima pela inclusão na educação, Maria Ivanilde concedeu entrevista à imprensa e explicou que há muitos anos luta pela educação bilíngue em Imperatriz. “Sou gestora da primeira escola bilíngue no Maranhão e sou orgulhosa disso, porque sou a fundadora da Educação de Surdos em nossa cidade em 1986. E, recentemente, em março de 2012, criamos esta escola resultado da sensibilidade do prefeito Madeira e do professor Zesiel Ribeiro, secretário de Educação”.

Ivanilde explicou ainda que alunos dos diversos bairros de Imperatriz estudam na Escola Bilíngue, por isso a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) coloca à disposição de todos os alunos um transporte diário para irem e voltarem da escola.
Parcerias: A Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Bilíngue desenvolve cursos de capacitação como: oficinas de arte, dança, corte e costura e informática com alunos, mães e pais através de parcerias firmadas com instituições como: SENAI, Casa da Amizade e Rotary Club.

Cursos para inclusão

Com o objetivo de colaborar com o trabalho do professor, favorecendo a inclusão dos alunos de maneira efetiva; o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED),oferece cursos de: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile, além de um curso específico para os professores que já atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); conforme explica José João, coordenador do setor.
“A ideia é oferecer cursos de educação inclusiva à distância com um encontro presencial por mês aos professores da rede municipal nas áreas de: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile; além disso, temos uma turma de Libras e Braile específica para os professores que já atuam nas Salas de Recursos. Os quatro tutores dos cursos têm formação específica na área e o material é o mesmo disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC)”.
Maria Ivanilde, gestora da Escola Bilíngue, concluiu a entrevista com um apelo para que todos os pais, mães ou responsáveis por crianças surdas em toda a cidade de Imperatriz procurem a Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Bilíngue (Rua Henrique Dias, 957 – bairro São José do Egito) e efetuem a matrícula destas crianças que tem seu direito de acesso à educação assegurado. (Luana Barros – ASCOM)

Fonte: http://oprogressonet.com/noticiario/14939/cidade/2014/2/23/educacao-bilingue-para-surdos-uma-realidade-em-imperatriz/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *