Associação e sindicato afirmam que instituição tem tanto alunos quanto professores surdos...

A Surdovel (Associação de Surdos de Cascavel) e o Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Oeste do Paraná, entraram na justiça ontem (2), para tentar garantir que os alunos da Unioeste tenham direito a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante as aulas.

No pedido, os advogados argumentam que por oito anos buscam negociar com a Unioeste, sem avanço.

Eles comentam que a instituição também têm professores surdos e que estes não podem ministrar uma aula acessível a alunos ouvintes.

“A ré [Unioeste] contrata docentes surdos para lecionar e não fornece interprete para que as aulas alcancem alunos não surdos. Até mesmo em defesa dos recursos públicos, não há sentido contratar professores e não prover condições para que suas aulas possam alcançar o objetivo”

O pedido é que a justiça determine a contratação imediata dos intérpretes.

“As aulas do ano letivo de 2018 já iniciaram, se afigura o dano imediato e mediato aos alunos e professores surdos, que não poderão contar com o apoio que lhes é garantido pela legislação em vigor e deixarão de aproveitar os estudos, tudo devido à negativa das Instituições de Ensino e a inércia da Administração Pública”

São rés no processo a Unioeste e o Governo do Paraná.

Fonte: https://cgn.inf.br/noticia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *