Noticia_20150509-2_ImagemO Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES) em parceria com o Programa Espaço Escuta, realizam no próximo dia 30 de maio, sábado, das 8h30 às 12h30,  o “I Encontro do Projeto Interlocuções”,  nas Faculdades Integradas Rio Branco, bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo.

Direcionado a familiares de pessoas e crianças surdas, deficientes auditivos, em algum grau, e profissionais que trabalham na área, o evento tem como objetivo, construir um espaço de troca sobre as alternativas possíveis para a educação e reabilitação, permitindo que temas como o implante coclear e a importância da  Língua de Sinais sejam abordados em um único espaço.

O evento é uma iniciativa inovadora, pois tratará dos dois temas juntos, de forma bastante esclarecedora, o que será extremamente positivo para as famílias e pessoas que convivem com essa realidade”, explica Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES).

Dentro da comunidade surda, e mesmo entre o público geral, existem divergências de opiniões, e muitas vezes falta de informações técnicas e adequadas sobre os desafios e melhores métodos para aprimorar a comunicação de pessoas surdas, o que impacta diretamente em sua qualidade de vida e inclusão na sociedade – que é majoritariamente ouvinte.

As duas instituições promoverão um diálogo aberto de questões recorrentes relacionadas à surdez, mas que são tratadas de forma fragmentada, de acordo com os serviços e instituições que as acolhem. Sendo assim, diferentes óticas sobre o tema serão abordadas, possibilitando que os participantes, em especial, a comunidade surda e com baixa audição, e suas famílias, tenham a liberdade de esclarecer dúvidas e fazer questionamentos livres e sem julgamentos.

O evento contará com a presença e palestras de profissionais, como o médico otorrinolaringologista, Dr. Osmar Mesquita Neto,  e das fonoaudiólogas, Maria Cecília de Moura e Cristina Onuki. Haverá tradução na Língua Brasileira de Sinais aos participantes.

Outro destaque e ponto alto do evento será a sensibilização dos participantes por meio da intervenção, Viagem ao mundo de Carlotas, uma iniciativa social que usa o lúdico e as artes, em suas diferentes linguagens, para criar um diálogo sobre imperfeição, respeito e empatia. A iniciativa foi escolhida para fazer parte do I Encontro do Projeto Interlocuções, por trabalhar de forma leve, mas eficiente, a desconstrução do conceito de perfeição e promoção das diferenças para construções de relações mais harmoniosas e empáticas.
Mais informações: www.ces.org.br

Serviços:
Data: 30 de maio 2015, das 8h30 às 12h30
Local: Faculdades Integradas Rio Branco
Av. José Maria de Faria, 111 – Lapa – São Paulo, SP
Com Intérprete de Libras 
Programação
* Café da manhã
Palestrantes: DR. Osmar Mesquita Neto, Fonoaudióloga Dra. Maria Cecília de Moura e Fonoaudióloga Cristina Onuki.
Inscrição: R$ 10,00 (dez reais)
E-mail: projeto.interlocucoes@gmail.com
Informe nome, e-mail, telefone e se necessita recurso de acessibilidade
Aguarde confirmação da inscrição
Tel.: (11) 4613-8534

Fonte: http://portalradar.com.br/evento-inedito-sobre-a-importancia-da-lingua-de-sinais-e-do-implante-coclear-para-surdos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *