Noticia_20140825_ImagemEm parceria com o Museu Emílio Goeldi, escola recebeu uma exposição de animais empalhados

“O espelho é para ver a face. E a Arte é para ver a alma”. Foi com esta citação do escritor irlandês George Bernard Shaw que a professora de Arte Walderez Araújo definiu o momento considerado por ela muito importante nas atividades da Unidade Educacional Especializada “Profº Astério de Campos”, durante a programação especial do Pacto pela Educação na Escola, neste sábado, 23.

“Quando vejo um aluno surdocego fazendo auto-retrato, utilizando um espelho para a produção da sua obra, isso me deixa realizada e percebo o quanto é útil a arte na vida de uma pessoa, especial ou não”, diz a professora Walderez, apontando um mural com as pinturas realizadas pelos alunos. “Gosto muito de pintar, me faz bem”, atesta na linguagem de sinais, a aluna surdamuda Gabriela Nascimento, 10, se referindo ao seu auto-retrato estampado no mural exposto em uma das paredes da escola.

Noticia_20140825-2_ImagemCom a missão de atender a escolaridade dos alunos surdos, surdocegos e com múltiplas deficiências associadas à surdez na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (ciclo I e II) e na Educação para Jovens e Adultos (EJA), a escola especializada foi fundada no dia 21 de outubro de 1960, em homenagem ao professor e jornalista baiano Astério de Campos.

“Meu objetivo aqui, hoje, é não só participar da programação do Pacto pela Educação, mas também ver os trabalhos desenvolvidos pelos meus novos e antigos colegas”, diz, por meio de sinais traduzidos pela professora Raquel Ferreira, da coordenação pedagógica, Higor da Silva, 18, surdo, aluno do 3º ano do Ensino Médio, em escola regular estadual – Jarbas Passarinho, no bairro do Souza – e no contraturno estudante de biologia na Astério de Campos.

“Duas coisas que achei bem interessante foram a oficina de grafitagem, da qual participei, e a sala de biologia, com esses animais empalhados enviados pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. A gente tem até medo de tocar nos bichos, que parecem estar vivos”, declarou Higor, que aproveitou para verificar a pressão arterial – “a gente tem de cuidar da saúde, não é mesmo?” – uma das ações ofertadas pela escola durante a programação do Pacto na Escola.

O Governo do Estado, ao lançar o Pacto pela Educação, tem como meta prioritária a melhoria da qualidade da educação no Estado. “Conhecedora da importância fundamental da educação com qualidade para todos, a escola aderiu à iniciativa louvável do Governo e, dessa forma, desafios foram lançados para gestores e a comunidade escolar em geral”, declarou a diretora-geral da Astério de Campos, Kátia Lima.

Um desses desafios, destacou a educadora, foi justamente a participação da escola especializada na programação especial deste sábado do Pacto pela Educação na Escola. Pela especificidade do trabalho que realiza, a Astério de Campos preparou uma programação também muito especial para este dia 23. “Nós acreditamos que, ao participar desta programação, estamos certamente contribuindo para que o Pacto pela Educação seja percebido, entendido e aceito pela comunidades escolar, porque é por meio desta união de forças é que esse Pacto encontrará êxito”, diz Kátia Lima.

Para ela, este sábado ficará gravado na memória de toda a comunidade escolar da Astério de Campos, que oferta além do aprendizado especializado – por meio de Linguagem de Sinais, a Libras – para 221 alunos, cursinho pré-vestibular. “Nós não poderíamos, em hipótese alguma, nos eximir da participação em um programa cujo objetivo é concretizar algo tão sonhado por todos os profissionais na área da educação, particularmente em nosso caso, que contemplamos a educação para surdos, um aprendizado de qualidade para o povo paraense”, diz a diretora-geral da Astério de Campos.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Raquel Ferreira, o objetivo principal desta programação exclusiva para o Pacto na Escola, é “apresentar a toda a comunidade o potencial pedagógico e cultural da Astério de Campos, respeitando e divulgando as especificidades comunicacionais, culturais e identitárias da comunidade surda,  por meio de práticas pedagógicas e culturais”.

Parcerias

A programação da Astério de Campos foi realizada com a parceria do Museu Paraense Emilio Goeldi, Cruz Vermelha e Projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Os convidados puderam apreciar, desde às 8h da manhã até 13h, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das três turmas, sob a coordenação dos professores nas referidas disciplinas.

Expostos na área livre da escola, havia mostra de trabalhos manuais produzidos pelos alunos, como artesanato, pintura, gravura; o Bazar da Pechincha – que fez muito sucesso com a promoção de roupas, sapatos e artigos doados pela equipe técnica e docente.

Em parceria com o Museu Goeldi, a exposição Fauna Amazônica apresentou animais da região empalhados e dinamização de kits educativos em Libras sobre o tema meio ambiente. A Blitz da Saúde, parceria com a Cruza Vermelha do Pará, promoveu ações de cidadania, como verificação da pressão arterial e glicemia, além da Oficina de Grafitagem, em parceria do Projeto Biizu.

Da agenda constou, ainda, exibição de vídeos e fotos do Pacto na Astério de Campos, apresentação do grupo Corpus Falantes, composto por alunos da escolaridade regular e do AEE (Aluno Educacional Especializado), e a audição de balada, conduzida pelo professor do AEE, Demilson Santos. “A balada é um grande sucesso entre os jovens surdos que desenvolvem performance de dança e coreografia das músicas da atualidade”, diz Raquel Ferreira, explicando que os surdos ouvem a música, o som, através da vibração.

“Foi ótimo trazer esses parceiros para dentro da escola. Isso ajuda muito no processo educativo. Na verdade foi uma grande confraternização entre alunos, pais de alunos e toda a comunidade escolar. Estamos todos de parabéns”, festeja a diretora Kátia Lima.

Celival Lobo
Secretaria de Estado de Educação

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=104371

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *