Noticia_20140824_ImagemAprender uma língua estrangeira é muitas vezes uma exigência para se ingressar no mercado de trabalho, como um pré-requisito, uma vez que se vive numa sociedade competitiva, com enormes avanços na área tecnológica e sendo a Língua Inglesa, uma língua universal, é sem dúvida imprescindível na vida de todo o cidadão.

Um dos caminhos para se ter acesso à língua estrangeira,  é na maioria das vezes através da educação, pois é na escola  que se aprende as diferentes línguas, que se adquire o conhecimento de mundo, das diferentes culturas existentes . Sendo a escola a responsável por abrir esse caminho, é ela também responsável por conduzir o cidadão para a vida profissional. 

E, em se tratando da educação de surdos, não se pode esquecer que o  aluno surdo possui uma língua própria, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é sua língua materna, sua primeira língua, já a Língua Portuguesa é sua 2ª língua e a Língua Inglesa passa a ser a 3ª língua. Cada uma das três línguas têm suas regras que devem ser respeitadas e valorizadas, embora a Língua Inglesa seja mais usada mundialmente, a Libras é a língua utilizada pelas pessoas surdas no Brasil.

O ensino da Língua Inglesa acontece somente na forma escrita, o aluno escreve ou lê, usa-se também recursos visuais (imagens) que facilitam na compreensão do assunto e sempre se leva em conta que esta é sua 3ª língua, respeitando assim, as suas peculariedades. A aprendizagem torna-se mais morosa, mas possível, é mostrado ao aluno os diferentes locais onde pode se visualizar a escrita da Língua  Inglesa, seja nos aparelhos tecnológicos, nos vestuários,   nas embalagens de alimentos ,nos produtos de higiene ,entre outros.

Conforme Mariana Killner e Rosana Amancio em Vontade de Saber Inglês, p. 18: ”O ensino de língua estrangeira compreende, portanto, um processo educacional mais amplo, que deve possibilitar a expansão dos conhecimentos de mundo do aluno, sem desrespeitar a individualidade de cada um. Saber  utilizar de maneira  correta outra língua possibilita o acesso a novas tecnologias e a diferentes meios de comunicação, que podem auxiliar no aprendizado de diversas áreas do conhecimento. Dessa maneira, o aluno terá condições de compreender melhor a sociedade em que vive  e a importância do valor dos aspectos culturais que a compõe”.

O aluno surdo embora não ouça e nem fale, é  um indivíduo com grande capacidade de aprendizagem e por usar uma língua com estrutura diferente da Língua Portuguesa, ele torna-se um estrangeiro dentro do seu próprio país.

Fonte:http://www.noroestenoticias.com.br/publicacao-18637-O_ensino_da_Lingua_Inglesa_para_alunos_surdos.fire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *