Mulheres relatam que aparelho exige que o paciente fique em pé; tema foi discutido na Comissão de Saúde

A mamografia é um exame fundamental para o diagnóstico precoce de câncer de mama. Uma parcela das mulheres capixabas, porém, está com dificuldade de acesso a esse procedimento. Elas são cadeirantes e o equipamento para o exame exige que a paciente fique em pé. O tema foi abordado na Comissão de Saúde na reunião desta terça-feira (18).

Representante do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência de Vila Velha, Rosilda Maria Dias relatou a necessidade de equipamentos adaptados para as mulheres que usam cadeira de rodas.

“Sou tão mulher como qualquer outra. Estar em uma cadeira de rodas não me faz menos mulher. E nós temos esse direito. É um exame essencial para o diagnóstico de doenças e que exige que a mulher fique em pé. Quero salientar que essa é apenas uma das limitações, mas existem outros exames e procedimentos que as pessoas com deficiência também não conseguem fazer por falta de equipamentos adaptados”, explicou.

Segundo Rosilda Dias, o mamógrafo adaptado não é encontrado com facilidade na rede particular. Ela ressaltou ainda que é um exame caro e que muitas mulheres não têm condições de pagar.

Libras

Outro tema abordado, também relacionado à inclusão, foi a tradução em Libras. O representante do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, José Carlos Siqueira, cobrou do Poder Legislativo a contratação de uma equipe de interpretação em Libras para as atividades parlamentares.

“Não estamos falando apenas de acessibilidade, mas de inclusão total. O poder público tem de assumir sua responsabilidade. Não podemos admitir uma Assembleia Legislativa que não tenha uma equipe de interpretação em Libras”. Vale registrar que a reunião da Comissão de Saúde foi acompanhada por uma intérprete voluntária.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Hércules (MDB), reforçou também a necessidade de adaptações na estrutura do prédio legislativo. “A Assembleia Legislativa precisa dar o exemplo. Ainda temos banheiros que não acessíveis a pessoas com deficiência física. Essa reunião, inclusive, nós precisamos fazer em outro plenário para que os convidados que usam a cadeira de roda pudessem ter um pouco mais de espaço e conforto”, registrou o parlamentar.

O deputado estadual disse que já fez representações ao Ministério Público Estadual, Federal e ao Tribunal de Contas no sentido de garantir o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O parlamentar também registrou que solicitou a abertura de investigação para apurar crimes contra a pessoa com deficiência por parte de gestores públicos.

Fonte: http://www.al.es.gov.br/Noticia/2018/12/35976/mamografia-cadeirantes-cobram-exame-adaptado.html18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *