Ribeirão Preto sedia primeira Copa exclusiva para atletas com Síndrome de Down; equipes de cincos Estados participam da competição 

Fotos: FL. Piton

Prefeito Duarte Nogueira dá o pontapé inicial à competição

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, deu o pontapé inicial que abriu oficialmente  a 1ª Copa Brasil de Futsal Down, exclusiva para atletas com Síndrome de Down, na noite desta terça-feira, dia 5 de dezembro, na Cava do Bosque.

“É emocionante para nós, Ribeirão Preto poder sediar esse evento nacional. A vinda de vocês hoje aqui, é o significado de que essa cidade pertence a todos e ninguém irá ficar para trás, todos poderão desfrutar de tudo que a cidade puder oferecer de melhor, para o ribeirão-pretano e aos nossos convidados”, destacou Nogueira, em meio às equipes formadas por atletas representantes de cinco estados brasileiros (Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), mais a equipe de Ribeirão Preto.

Atletas com Síndrome de Down representam vários estados brasileiros

Realizada pela prefeitura de Ribeirão Preto, com o apoio das Secretarias Municipais de Esportes e da Educação, e do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), a Copa acontecerá na Cava do Bosque, entre os dias 5 e 10 de dezembro.

A ideia da competição surgiu depois da realização de uma partida amistosa entre a equipe de Ribeirão Preto do Egydio Pedreschi contra a Seleção Brasileira de Futsal de Atletas com Síndrome de Down e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância dos esportes adaptados, da educação física inclusiva e contribuir para que Ribeirão Preto se torne uma cidade mais acessível e acolhedora a todos os seus moradores e visitantes.

“Eu não vou falar como secretária da Educação, eu quero falar como amiga de todos vocês dessa escola que iniciei minha carreira. Pra mim é uma questão de prazer, de alegria estar aqui hoje vendo esse evento acontecer, esses meninos envolvidos com o esporte, que é saúde e autonomia, somente coisas boas para esses alunos. E que eventos como esse no Brasil e que as pessoas portadoras de síndrome de down encontrem cada vez mais seu espaço no cenário nacional, na educação e esporte”, disse emocionada a secretária de Educação de Ribeirão Preto, Luciana Andrade Rodrigues, que há 26 anos começou a trabalhar na escola Egydio Pedreschi.

Para o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, é um orgulho receber a 1ª Copa Brasil de Futsal Down no aniversário de 65 anos da Cava do Bosque.

“Estamos conscientizando a população sobre a importância que o esporte possui na inclusão da pessoa com deficiência física dentro da sociedade. Também não podemos esquecer que a prática esportiva é um extraordinário instrumento para a formação do caráter dos alunos”, afirma Ricardo.

“É um orgulho a presença do senhor aqui neste evento, senhor prefeito, isso mostra o comprometimento do poder público com o esporte paraolímpico. O nosso sonho para o esporte paraolímpico é levar vocês para a olimpíada de Paris em 2024 e é a partir de eventos como esse que vamos conseguir, porque mostram o verdadeiro potencial de todos vocês atletas”, frisou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), Edson Luiz Martucci.

Participam da competição, o Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi, representando a cidade sede de Ribeirão Preto, Instituto Life Down/CSA, representante de Alagoas; Paraesporte Campos, representante do Rio de Janeiro; Escola Juliano Varela, representante do Mato Grosso do Sul; Ardem, representante do Paraná; JR/Corinthians, representante de São Paulo; Aril Limeira, equipe convidada pelo ranqueamento de São Paulo; e Associação Paradesportiva Jr, equipe convidada de São Paulo.

A Copa servirá também de base para avaliação de atletas que irão formar a Seleção Brasileira de Futsal Down, que vai representar o Brasil durante o 2º Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá no mês de junho de 2019, também no Brasil.

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *