Noticia_20170130-1A_Imagemnserir os surdos em todos os sentidos na sociedade. Esse é o principal objetivo da Associação de Pais e Amigos do Surdo de Itabira (Apasita), que promoveu nesse sábado, 28 de janeiro, um encontro para discutir sobre os direitos dos associados, inclusão social, inserção no mercado de trabalho, autonomia para gerir a entidade, entre outros temas.

Noticia_20170130-2B_ImagemDas 13h às 17h, no auditório da Acita, o público prestigiou palestras com representantes da administração regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) em Minas Gerais.

Noticia_20170130-2C_ImagemDe acordo com a presidente, Enilza Soares Gregório, a maior preocupação da associação é conseguir inserir os surdos no mercado de trabalho. Segundo Enilza, Itabira vive um problema: a libra está crescendo na cidade, mas, ao mesmo tempo, não gera inserção dos surdos na sociedade. “Temos que conciliar as duas coisas, dar oportunidade para o ouvinte ajudar o surdo”, frisou.

Enilza tem um filho surdo, de 19 anos. Durante a gravidez, ela teve rubéola, que gerou a surdez no filho. “Falo para meu filho que se ele quer ser grande, ele tem que se fazer grande. Temos que incentivar os surdos a correram atrás e buscar melhorias”, salientou.

Almejos

Além da inserção na sociedade, outro problema apontado por Enilza é com a educação. “Na escola estadual a dificuldade é maior, na rede pública, temos um acompanhamento. Mas com essa mudança de governo, a gente tem uma esperança muito grande que venha dar uma melhorada. A gente espera unir forças”, disse.

Noticia_20170130-2D_ImagemO grande sonho da Apasita é que os surdos comandem a associação. No primeiro momento, como o surdo ainda não entende como construir uma associação, os pais estão à frente. “Mas a gente espera que num futuro muito breve, que eles venham comandar a associação”, contou.

A associação

A Apasita foi criada há três meses por pais de surdos em Itabira. A associação surgiu a partir de reuniões realizadas há mais de 10 anos entre seis pais de deficientes auditivos. Hoje, a Apasita conta com 30 membros, entre pais, amigos, surdos e intérpretes.

Um dos objetivos da entidade é aproximar todas as famílias que possuem membros com surdez em Itabira e, com isso, proporcionar mais qualidade de vida aos associados.

Quer fazer parte da associação, saber mais informações ou colaborar? Entre em contato através do telefone (31) 98572-4547. O endereço provisório do grupo é a rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage, 378, bairro Água Fresca

Fonte :30http://www.defatoonline.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *