O Detran desenvolve o projeto de implantação do atendimento a candidatos surdos para participarem do processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  A iniciativa conta com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência, do Gabinete do Governador, com a celebração de termo de cooperação, para atender especificamente um grupo de surdos, considerados de baixa renda, pelo programa Carteira de Motorista Popular.

O projeto conta ainda com o apoio da Assembleia Legislativa, por meio da TV Assembleia. A prova de legislação de trânsito será traduzida para a língua brasileira de sinais, libras.

Nesta semana, foram gravadas as questões no estúdio da TV Assembleia, com suas respectivas alternativas, sobre o conteúdo do exame legislação de trânsito, sinais de regulamentação e sinais de advertência, primeiros socorros, noções de mecânica, noções de cidadania e de meio-ambiente. A tradução para Libras foi realizada por Cris Farias.

O vídeo de cada questão e suas respectivas alternativas será assistido pelo candidato para que possam digitar a letra da resposta certa, no computador, onde assiste ao vídeo. O surdo também tem o conhecimento básico da língua portuguesa. O Superintendente do Detran, Igor Ponte, e a diretora de Habilitação, Luziânia Lima, trabalham para que ainda neste ano os primeiros candidatos surdos sejam atendidos.

28.11.2016

Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br 

Fonte:http://www.ceara.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *