Noticia_20160830-2_ImagemNesta terça-feira, 30 de agosto, às 12h, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH, inaugura a Central de Interpretação de Libras – CIL, que tem por objetivo prestar atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva, por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar/viabilizar seu acesso a serviços públicos e informações diversas, ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e surdos.

Para tanto, estarão disponíveis no Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC localizado no 1º andar da Rua do Turista, das 07h45 às 12h e das 14h às 17h45, três profissionais especializados na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (tradutor e intérprete), que prestarão atendimento, prioritariamente presencial, mas também virtual e “in loco”, garantindo de forma plena a comunicação, inclusão e acesso das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Presencialmente, no local onde funcionará a CIL, o atendimento será prestado com disponibilização de tradução/interpretação em Libras/Língua Portuguesa. Por meio virtual, o atendimento funcionará com a prestação de informações sobre serviços públicos através da transferência de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e pessoas com deficiência auditiva. A Central também disponibilizará intérprete “in loco”, em horário previamente agendado, para acompanhamento de pessoas com deficiência auditiva a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público.

A implantação da CIL em Sergipe foi possibilitada através de convênio celebrado com o Governo Federal. Para garantir o seu funcionamento, a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania fornecerá um veículo, equipamentos de informática e mobiliário. Ao Governo de Sergipe cabe a cessão do espaço, garantida através de Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a SEIDH e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG; a alocação de recursos para manutenção da Central; além da contratação de pessoal; perfazendo um investimento anual de cerca de R$ 200.000,00 do Governo de Sergipe.

No Brasil, a história das pessoas com deficiência tem sido marcada por constantes desafios, já que por muitos anos, foram tratadas com desrespeito e relegadas à invisibilidade social e política. Após diversos debates e muitos anos de luta, esse segmento populacional se organizou e promoveu um amplo movimento de participação, conquistando espaços e viabilizando a conquista de direitos. Segundo o censo de 2010, o Brasil possui 2.147.366 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa – número crescente, considerando o aumento da população idosa no país. Um grande contingente humano, portanto, que padece de restrições a uma série de atividades e serviços.

A Central de Interpretação de Libras – CIL é, então, mais uma iniciativa do poder público no sentido de corrigir essa injustiça histórica, através da inclusão dessa infinidade de cidadãos, possibilitada pela garantia do seu acesso a serviços e participação mais ativa na sociedade. Os interessados no serviço poderão obter mais informações através do telefone (79) 3222-9447.

SERVIÇO 

O quê? Inauguração da Central de Interpretação de Libras – CIL
Quando? Terça-feira, 30 de agosto de 2016, às 12h
Onde? Centro de Atendimento ao Cidadão – CEAC da Rua do Turista – 1º andar
Fonte: Marta Leão – secretária de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH

Fonte: http://www.infonet.com.br/ Seidh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *