Casies está com inscrições abertas para cursos de braille fácil e surdocegueira – Foto por: Gcom-MT Casies está com inscrições abertas para cursos de braille fácil e surdocegueira.Noticia_20160817-1_ImagemMinistrado pela professora Rosa Hissae Takiuchi, o curso ocorre de 29 de agosto a 02 de setembro. A carga horária é de 20 horas, no período matutino, das 07h30 às 11h30. O público alvo é preferencialmente professores de Salas de Recursos que possuem Impressora Braille.

A diretora do Casies, Valdite Heinzen, explica que entre os objetivos da formação estão: capacitar os professores de Salas de Recursos para a utilização do Programa Braille Fácil nas atividades didáticas dos alunos deficientes visuais (cegos e de baixa visão); melhorar a qualidade educacional do ensino. “Além disso, o cursista irá conhecer as funções do Programa Braille Fácil – que um editor de textos com funções especializadas, visualizadores e impressor de Braille, com compatibilidade com o padrão unificado Brasil-Portugal, utilitário para retoques em Braille e funções utilitárias para produção de Braille e configuração para diversos tipos de impressão”, aponta.

Já o curso de Surdocegueira será ministrado por profissionais do Casies e Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada), entre os dias 12 e 16 de setembro. São ofertadas 30 vagas, sendo 20 prioritárias para profissionais da educação e familiares e dez vagas para a comunidade.

Com 40 horas, as aulas ocorrem no período matutino das 7h30 às 11h30 e objetivam esclarecer e orientar os cursistas sobre as definições e as implicações do surdocegueira e da deficiência múltipla sensorial, com estratégias de ensino para profissionais da educação que atuam ou atuarão com surdocego.

Sobre o Casies

Fundado em dezembro de 2007, o Casies é uma unidade ligada a Gerência de Educação Especial, subordinada a Superintendência de Diversidades Educacionais, atua no processo de qualificação para os profissionais da educação, mas trabalha também com suporte e atendimento às famílias dos portadores de necessidades especiais no intento de acelerar o processo de inclusão social.

É composto pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP); pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS); Núcleo de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS); Núcleo de Apoio Pedagógico aos Transtornos de Aprendizagem (Napta) e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico ao Déficit Intelectual (Napdi).

Além de disponibilizar a formação para os profissionais da educação, entidades parcerias e à sociedade civil, o Casies também possibilita suporte e orientação às famílias dos deficientes no intento de acelerar o processo de inclusão social sem nenhum custo.

A unidade disponibiliza uma equipe composta por 110 profissionais (professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, instrutores para surdos, assistente social, psicopedagogos e psicólogo).

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *