Os Jogos Olímpicos Rio 2016 já movimentam os aeroportos brasileiros. Com abertura oficial marcada para a próxima sexta-feira (5/8), os terminais estimam receber mais de 1 milhão de pessoas, incluindo atletas de 206 países, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Entre os dias 30 e 31/7, as delegações da Suécia, Japão e Colômbia desembarcaram no Aeroporto Internacional de Manaus/Brigadeiro Eduardo Gomes (AM), sendo recebidas pelo Comitê Organizador Rio 2016 e as torcidas locais que animaram o saguão de desembarque.

Segundo o gerente de Gestão Operacional do terminal manauara, Manoel Aguinelo, para a chegada das seleções, foi realizada uma operação especial com mobilização de colaboradores da Infraero, companhias aéreas envolvidas no transporte e também prestadoras de serviço. “Esta operação foi feita para garantir a fluidez do atendimento nas chegadas das delegações”, explicou.

Na quinta-feira (4/8), a capital amazonense receberá dois jogos, envolvendo as seleções da Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão. O superintendente do aeroporto, Usiel Vieira, contou que o desembarque dos atletas ocorreu como planejado. “Reforçamos a preparação das equipes de trabalho capacitadas envolvidas no receptivo. O bom atendimento à demanda dos Jogos Olímpicos em Manaus reafirma a capacidade da Infraero em coordenar grandes eventos”, afirmou.

Aeroporto de Manaus 
Contando com uma estrutura ampliada e mais moderna desde janeiro de 2015, o Aeroporto de Manaus está pronto para receber os turistas que chegam à capital amazonense para as disputas olímpicas. O terminal revitalizado conta com área de 97.258 m² em comparação com os 39.483 m² anteriores, aumentando a capacidade de passageiros de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros por ano.

O Eduardo Gomes recebeu também seis lanchonetes no saguão de embarque; duas no desembarque (sendo uma delas a lanchonete popular); sete na sala de embarque doméstico e uma no embarque internacional.

Além disso, houve ampliação na quantidade de esteiras de restituição de bagagens (de 4 para 11); escadas rolantes (de 2 para 13); elevadores (de 1 para 16); balcões de check-in (de 36 para 87); balcões da imigração (de 4 para 24); aparelhos de inspeção de bagagem de mão (de 5 para 9); pontes de embarque (de 6 para 8); e vagas de estacionamento (de 772 para 2.670).

Serviços 
No terminal, que opera 24h, o passageiro encontra serviços como guarda-volumes, casa de câmbio, caixas eletrônicos, drogaria, além de cinco locadoras de veículos. São três cooperativas de táxis conveniadas, incluindo serviços comuns, especiais e acessíveis, com uma frota de 90 veículos.

Há um total de 68 tomadas disponíveis na sala de embarque e 56 tomadas no saguão principal. Outra facilidade é o wi-fi gratuito para o viajante por até 30 minutos. O aeroporto conta também com 82 banheiros no terminal 1 e 17 no terminal 2.

Atualmente, quatro companhias aéreas nacionais operam voos em Manaus: Latam, Gol, Azul e MAP. Também operam no terminal quatro companhias internacionais: American Airlines, Copa Airlines, Insel Curaçao e Avior Airlines, que ligam o terminal a cerca de 28 destinos como: Barcelos (AM), Eirunepé (AM), Coari (AM), Humaitá (AM), Tabatinga (AM), Tefé (AM), São Gabriel Da Cachoeira (AM), Lábrea (AM), Parintins (AM), Brasília (DF), Confins (MG), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Belém (PA), Santarém (PA), Itaituba (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio De Janeiro (RJ), Salvador (BA), Miami (EUA), Panamá (PAN), Curaçao (CUR), Barcelona (ESP) e Venezuela (VEN).

Acessibilidade
O aeroporto também preparou os empregados para o atendimento de pessoas com necessidade de assistência especial (PNAE). Em maio, foi realizado o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para capacitar empregados lotados em diversas áreas do aeroporto para o atendimento a pessoas com deficiência auditiva. O curso oferece noções de comunicação na linguagem de sinais e contribui para os empregados conhecerem a história, a cultura e a identidade da comunidade surda.

Os colaboradores da Infraero participaram também do Curso de Atendimento à Pessoa com Necessidade de Assistência Especial, capacitando os profissionais a oferecer atendimento adequado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Fonte: http://www.segs.com.br/

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