Noticia_20160803-2_ImagemA UFPA ostenta o título de melhor universidade da Região Norte do Brasil. Entre os compromissos assumidos pela Instituição, destaca-se a inclusão social que a torna cada vez mais diversa. Objetivando reafirmar seu engajamento nesta causa, a UFPA realizará simultaneamente, no período de 8 a 10 de agosto de 2016, o 2º Seminário Internacional de Acessibilidade e Educação Especial e a 3ª Jornada de Estudos Linguísticos em Língua de Sinais. Os eventos, que ocorrerão no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), disponibilizam 300 vagas para participação. As inscrições podem ser efetuadas clicando aqui.

A intenção é proporcionar contribuição para a formação de profissionais da área de educação especial, com ênfase na educação de surdos. “O objetivo dos eventos é internacionalizar a pesquisa na área da educação inclusiva, sobretudo, no que diz respeito à educação dos surdos, bem como socializar conhecimentos e aprofundar as reflexões sobre os diversos temas abordados durante o seminário”, declara a professora Anne Chagas, uma das coordenadoras dos eventos.

Inscrição – Para efetuar a inscrição, é preciso seguir as seguintes coordenadas: Preencher aFicha de Inscrição; efetuar por meio de depósito bancário ou transferência eletrônica o pagamento da taxa, referente a R$ 220,00; enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida, juntamente com o comprovante de pagamento bancário escaneado para o e-mailsurdosdomundo@gmail.com.

Programação – A realização contará com seminários, palestras, conferências e workshops, que oportunizarão aos presentes o contato com professores renomados na área da educação especial.

Durante o evento, haverá, também, a apresentação do Projeto de Acessibilidade aos acervos do Museu da UFPA para surdos e cegos, coordenado pelas professoras da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) doutora Maria Luizete Carliez, e mestre Anne Chagas, assim como pela mestre Ellen Formigosa, da Faculdade de Letras Estrangeiras (FALEM), e por Louise Bogéa, do Museu da UFPA (MUFPA). O projeto é realizado em parceira com o Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris (INJS), o Instituto Cultura Tio Milico e a Universidade de Paris 8.

Parcerias – O evento é fruto dos acordos de cooperação entre a UFPA e a Universidade Vincennes Saint-Denis – Paris 8, o INJS, e o Instituto Nacional Superior de Formação e Pesquisa para a Educação e Adaptação de Jovens com Deficiência (INS HEA).

Desde 2008, essas parcerias impulsionaram o desenvolvimento de ações significativas na área de educação especial, entre elas: seminários de formação na área da surdez; constituição de um banco de dados em Línguas de Sinais; tradução para o português de trabalhos científicos de pesquisadores das instituições francesas, publicados on-line; 1ª e 2ª Jornadas de Estudos Linguísticos em Língua de Sinais; lançamento do Centro de Informação da Memória da Pessoa Surda e o I Seminário Internacional de Acessibilidade e Educação Especial da UFPA.

Serviço: 
2º Seminário Internacional de Acessibilidade e Educação Especial e 3ª Jornada de Estudos Linguísticos em Língua de Sinais
Data e Horário: 8 a 10 de agosto de 2016, das 8h às 18h30.
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá.
Para realizar sua inscrição, acesse o site do Evento.
Mais informações: (91) 98074-3442 / 98137-9231.

Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA. 
Foto: Adolfo Lemos

Fonte: https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=11933

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *