Noticia_20160217-1_ImagemA Câmara de Vila Velha apreciou, na sessão desta quarta-feira (17/02), o Projeto de Lei nº 2729/15, de autoria do vereador Valdir do Restaurante (PT do B), que obriga as empresas do sistema de transporte coletivo do município a instalarem, nos ônibus e nos terminais, dispositivos de anúncio em vídeo – bem como a disponibilização de imagens na linguagem de libras – para divulgar informações sobre os itinerários dos ônibus, os pontos de parada e os nomes e números das linhas.

No entanto, ao discutir o assunto em plenário, os parlamentares decidiram manter o parecer técnico emitido pela Comissão de Justiça da Casa, que considerou a proposição ilegal e inconstitucional, por “erro de iniciativa”. Segundo o parecer da Comissão, o projeto – devido ao teor de seus dispositivos – acabou invadindo a esfera de competência legislativa reservada exclusivamente ao Poder Executivo. Por esta razão, ele será arquivado pela Câmara.

Mas para não desperdiçar a proposta, o vereador Valdir do Restaurante ficou de promover as alterações cabíveis no texto original, para transformar a proposição em “Projeto Indicativo”, que poderá ou não ser acatado pelo Poder Executivo, de acordo com o interesse, a conveniência e as possibilidades da Administração Municipal.

“É compromisso assumido pelo Brasil lutar pela inclusão social e por medidas que possam amenizar as dificuldades sofridas pelos deficientes auditivos no seu dia a dia, em especial no sistema de transporte coletivo. E nossa proposição buscava justamente sanar algumas dificuldades de comunicação entre os usuários do sistema que possuem deficiência auditiva, para que eles possam exercer, com maior facilidade, o direito de ir e vir. Por isso, vamos estudar a possibilidade de transformar a proposta em indicação ao prefeito”, disse Valdir do Restaurante.

Confira o projeto original na íntegra acessando o link a seguir:

http://pt.slideshare.net/ClaudioFigueiredo5/pl-2729-15-obriga-instalao-de-sistema-de-vdeo-e-imagem-na-linguagem-de-libras-para-informaes-de-itinerrios-nos-nibus-valdir

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
comunicacao@cmvv.es.gov.br

Fonte: http://www.cmvv.es.gov.br/noticia.aspx?id=5992

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *