Noticia_20151110-2A_ImagemA Câmara de Vereadores aprovou, nessa quarta-feira (30), por unanimidade, o projeto de lei que cria a escola de tempo integral com ensino em libras, em Goiânia. A votação foi acompanhada por dezenas de surdos, da Associação de Surdos de Goiás e estudantes do Centro Especial Elysio Campos, escola destinada a alunos surdos. O projeto segue agora para sanção do prefeito Paulo Garcia.

Para a psicóloga educacional do Centro, Roseane Ramos, que também é secretária de Igualdade Racial do Sintego, “a escola bilíngue para surdos irá proporcionar um ambiente educacional linguisticamente acolhedor, onde a língua materna do surdo – a Libras será valorizada. É um avanço e uma conquista importante para a Comunidade Surda de Gyn”.

De acordo com a proposta, de autoria do vereador Carlos Soares, indicada pelo Fórum Estadual em Defesa da Escola Bilíngue Libras/Português Escrito, a Língua Brasileira de Sinais deverá ser ensinada como primeira língua, e o português escrito, como segunda, e ambas serão utilizadas para “o ensino de todas as disciplinas curriculares, em todos os níveis e modalidades da educação básica, na rede municipal de ensino”.

Noticia_20151110-2B_ImagemPara o desenvolvimento dessas políticas, o projeto estabelece como principal diretriz a garantia da criação da Escola Pública Municipal Integral Bilíngue Libras e Português Escrito no município de Goiânia e ainda “o oferecimento de ensino que atenda, prioritariamente, aos alunos surdos, deficientes auditivos e filhos de pais surdos, a inclusão, no quadro de profissionais administrativos e pedagógicos, prioritariamente, professores surdos ou instrutores de Libras, professores bilíngues em Libras e Português que atuem em cada área específica do conhecimento, tradutores e intérpretes de Libras e Português, guias-intérpretes, quando for o caso, e profissionais bilíngues em Libras e Português que atuem com a tecnologia de informação e de comunicação”, além de outras.

Goiás

Projeto de Lei que cria a escola bilíngue, também no âmbito estadual, tramita na Assembleia Legislativa, desde maio do ano passado e foi encaminhado para parecer da Seduce. A expectativa é de que entre na pauta de votação na próxima semana.

Fonte: http://sintego.org.br/noticia/

Arquivos para Download

PL Ensino Bilingue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *