Noticia_20150706-1_ImagemNoticia_20150706-2_ImagemPor iniciativa do vereador Joel Rangel (PSB), a Câmara de Vila Velha prestou homenagem ao primeiro estudante surdo de Vila Velha e do Estado a se formar no curso de “Licenciatura em Matemática” pelo Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES). Durante a sessão desta segunda-feira, Rangel e os demais parlamentares do município entregaram ao aluno Rafael da Cunha Braga uma Moção de Aplauso pela conquista, que tem um grande significado para todos.

Estamos prestando esta homenagem ao Rafael porque temos acompanhado de perto a luta dos deficientes auditivos por mais espaços de aprendizagem e de formação na rede pública de ensino e consideramos esta conquista um marco histórico na educação capixaba. Tanto que este exemplo do IFES também deveria ser seguido pela rede municipal e pela rede estadual de Educação, pois as pessoas com deficiência merecem respeito aos seus direitos e o poder público tem o dever de se preparar para garantir e efetivar essa promoção social, de igualdade e inclusão, por meio da Educação”, defendeu Joel Rangel.

Ele disse, ainda, que em Vila Velha há um enorme contingente de pessoas com algum tipo de deficiência que, apesar das limitações, possuem excelente capacidade de aprendizagem e grande competência profissional, podendo disputar vagas de estudo e de trabalho com qualquer outra pessoa. Segundo Joel, diante deste fato o município deveria assegurar mais oportunidades de formação escolar aos cidadãos com deficiência e ainda lutar para aumentar sua inserção no mercado formal de trabalho.

Falo isso porque, quando ocupamos a Secretaria de Assistência Social da PMVV, demos total apoio ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, assim como aos conselhos da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente. Além disso, criamos e demos posse ao Conselho Municipal da Juventude e fomentamos a organização e a participação dessas entidades nas decisões do município, pois elas sempre contribuíram com o debate das políticas públicas de inclusão social”.

Noticia_20150706-3_ImagemFinalizando seu discurso, Joel Rangel ressaltou a persistência e determinação do estudante Rafael, em superar os inúmeros obstáculos e dificuldades que enfrentou para levar o curso adiante, e elogiou a forma comprometida e dedicada com que o aluno sempre estudou, até conseguir se formar e estar plenamente preparado e capacitado para disputar vagas de trabalho no mercado formal. Parabéns ao Rafael da Cunha Braga pela conquista emblemática, que hoje está sendo compartilhada e comemorada por todos os vereadores de Vila Velha”, pontuou ele.

IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS

Noticia_20150706-4_ImagemAproveitando o pronunciamento do colega Joel Rangel, sobre o apoio que a PMVV deu aos Conselhos Municipais, quando ele (Joel) comandou a Secretaria de Assistência Social, durante a gestão do prefeito Max Filho (PSDB), o vereador João Artem (PSB) pediu a palavra para manifestar ao plenário a importância de fortalecer essas entidades, que cumprem um papel fundamental para a promoção da cidadania, para a inclusão social e para a orientação dos governantes, em suas decisões sobre os rumos da cidade.

Muita gente parece ainda não saber a importância dos Conselhos Municipais. E eu sempre incluo, em meus projetos, dispositivos que garantem a essas entidades o direito de serem ouvidas e de opinarem nas decisões do município. Os gestores precisam ouvir os conselhos, não apenas para errarem menos em suas decisões, mas também por uma questão de respeito à democracia. Os conselhos prestam um serviço de grande relevância ao município e o bom gestor deve valorizar o posicionamento desses conselhos para embasar suas decisões em todos os setores”, afirmou o vereador, deixando a sua mensagem ao Executivo.

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
comunicacao@cmvv.es.gov.br

Fonte: http://www.cmvv.es.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *