Noticia_20150705-1_ImagemGOVERNADOR VALADARES Estão abertas as inscrições para a Oficina Básica de Capacitação para o Trabalho com Surdos. O objetivo é proporcionar conhecimento das culturas/identidades de surdos, educação bilíngue e aspectos gramaticais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua aplicação na interpretação, bem como desenvolver a linguagem corporal expressiva das linguagens de sinais. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 no Pizza Park (rua Marechal Deodoro, 908), das 9h às 18h.

Serão abordadas técnicas de interpretação em Libras com o intérprete internacional Marco Arriens, pioneiro na formação de intérpretes no Brasil e outros países. Arriens é consultor, coaching e metoring para o trabalho com surdos, com 32 anos de dedicação. Foram 13.800 alunos capacitados em suas oficinas no Brasil e exterior.

De acordo com a organizadora da oficina, Leide Ramalho, o grupo de Tils (tradutores e intérpretes da língua de sinais) de Valadares reuniu-se para criar esse departamento, que visa melhorar a acessibilidade dos surdos. Além da união da classe, a intenção é lutar pela regulamentação da profissão dos intérpretes de Libras e sua capacitação, com isso melhorando a acessibilidade à língua de sinais para a comunidade surda local e regional, com o apoio da Asugov (Associação dos Surdos de Governador Valadares). “Viemos trabalhando para reunir todos os profissionais dessa área. Já realizamos várias reuniões que resultaram na formação do grupo, hoje com cerca de 45 participantes, entre eles profissionais municipais, estaduais e privados. E com esse intuito o grupo de Tils organizará um circuito de oficinas para contribuir com a cidade e região, trazendo novidades, técnicas, projetos, formação e conhecimento geral na área de Libras. O grupo não tem fins lucrativos, e para trazer os profissionais que ministrarão as oficinas na nossa cidade contamos com o apoio da sociedade e das empresas que têm visão social”, ressalta.

A oficina será realizada de 20 a 24 de julho, no auditório Metrópoles, da Paróquia de Lourdes (rua Espírito Santo 100, bairro de Lourdes). Os trabalhos iniciam-se às 8h30, com a teoria; às 13h30 serão trabalhadas as partes práticas. Para o curso o investimento é de R$ 160, com direito a certificado com carga horária de 40 horas.

por DENISE FIDÉLIS
denisefidelis@drd.com.br

Fonte: http://www.drd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *