Noticia_20150616-4A_ImagemAconteceu na manhã desta quinta-feira (11) a palestra “Literatura Surda”, ministrada pelo Prof. Me. Luiz Cláudio Nobrega Ayres, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A palestra faz parte da programação do 18º Seminário Língua Viva, evento que acontece durante o 13º Salão do Livro do Piauí (Salipi).

Noticia_20150616-4B_ImagemDe acordo com o Prof. Me. Luiz Carlos, o objetivo da palestra foi mostrar a literatura voltada para os surdos, e a importância da inserção dessa literatura nas escolas. “Antigamente nas aulas nós fazíamos uma adaptação da literatura ouvinte para que os surdos pudessem ter acesso. A partir desse trabalho que foi sendo feito, com auxílio da língua portuguesa, nós pudemos desenvolver esse material voltado para os surdos. A literatura surda e a literatura ouvinte tem propostas diferentes. O surdo ele não está excluído da proposta da literatura ouvinte, mas seria mais fácil se ele tivesse acesso a essa literatura surda”, destaca o professor.

Noticia_20150616-4C_ImagemA partir dessa edição o Salipi terá um espaço reservado para a literatura surda. Para o pesquisador essa abertura é importante, pois auxilia na divulgação da cultura surda. “Essa oportunidade é importante para que nós possamos mostrar o que nós podemos fazer. Como por exemplo, um vídeo que eu mostrei durante a palestra, que mostra o que é inerente à cultura surda. Expor esse material é importante para que nós possamos mostrar a nossa cultura e a nossa identidade”, finaliza o professor.

Noticia_20150616-4D_ImagemO Prof. Me. Luiz Claudio Nobrega Ayres é o primeiro professor surdo da UFPI. O professor é graduado em Ciências Contábeis (2002 – UNIPÊ); em Matemática (2009 – FSC/ES); em Letras/LIBRAS (2012 – UFSC); Especialista em Educação Especial e LIBRAS (2009 – IEFICAZ); e Mestre em Tradução e Interpretação de LIBRAS (2011 – RINT).

Fonte: http://www.ufpi.br/noticia.php?id=29273

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *