Matrículas vão até o preenchimento das vagas. As aulas na escola serão ministradas em Português e em Libras.

Noticia_20150616-1_ImagemEstão abertas, a partir desta segunda, 15, as matrículas para a primeira escola bilíngue da rede pública municipal de ensino de Fortaleza. A escola atenderá alunos surdos e ouvintes, do infantil IV ao 5º ano do ensino fundamental, em tempo integral. As aulas da Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota começam no dia 3 de agosto e o colégio se localiza no bairro Itaperi.

No total, serão 190 vagas, priorizando alunos surdos e os irmãos deles. “A escola foi elaborada para atender à modalidade de ensino. Essa é primeira, mas novas escolas novas com a mesma metodologia devem ser implantadas em Fortaleza”, informa a gerente da Célula da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Suely Farias, coordenadora do projeto.

A instituição será baseada numa proposta em que os alunos desenvolverão as competências necessárias para usar as duas línguas – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa. Para isso, professores com licenciatura plena em disciplinas do currículo oficial e com habilitação em LIBRAS irão atuar na instituição. Um total de 20 professores foram aprovados em concurso público e devem atuar na escola.

Ainda de acordo com Sueli Farias, essa é uma iniciativa inovadora em Fortaleza. “Para essa parcela da população, isso representa uma equiparação de direitos e oportunidades. Parte desses alunos está matriculada nas escolas regulares da rede, mas na escola bilíngue eles vão ter acesso a todo conteúdo em libras e isso vai possibilitar um melhor desempenho na aprendizagem. Outro grande benefício é o fato de a instituição ofertar ensino em tempo integral”, explicou a gerente.

Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem procurar a escola e apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem), três fotos 3×4, documento de identificação social do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação.

Serviço:

Matrículas abertas para escola bilíngue da rede municipal de ensino

Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota

Endereço: avenida Bernardo Manuel, 9970 A – bairro Itaperi (Em frente a Têxtil Bezerra de Menezes). Outras informações: 3459 6996

Fonte: http://www.opovo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *