Noticia_20150616-3A_ImagemMICHELLE ANDRÉA MURTA, FOI PRIMEIRA SURDA A DEFENDER MESTRADO NA PUC MINAS E TAMBÉM DENTRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Ela defendeu o mestrado no dia 8 de junho de 2015 na PUC Minas, como a primeira surda a defender mestrado do estado Minas Gerais, pois não havia acontecido pois os surdos precisavam sair do estado para estudar em outro estado.

Sandra Nascimento participou da banca como convidada externa.

Michelle Murta, atualmente reside em Juiz de Fora-MG e é professora da UFJF, ela nasceu em Belo Horizonte onde a mãe também é surda a criou sozinha. Michelle formou em Licenciatura em Letras/Libras do ano 2012 pela UFSC – Educação à distância, do pólo CEFET-MG. No mesmo ano 2012, ela ficou em 7º lugar aprovada para Mestrado na PUC.

Noticia_20150616-3B_ImagemOs estudos linguísticos em língua de sinais sobre metáforas ainda são incipientes, existindo, ainda, muitos equívocos acerca do conceito em questão. Esta dissertação busca, assim, contribuir com os poucos estudos da área da linguística cognitiva que tratam, especificamente, de metáforas nas línguas de sinais, com foco na Língua de Sinais Brasileira (Libras). Além disso, este estudo tem como objetivo identificar as metáforas presentes nos discursos dos surdos falantes da Libras e ele levanta a hipótese de que há uma metáfora mais frequente do que as demais, devido, principalmente, à iconicidade, presente na Libras. A pesquisa trabalha com dados coletados em domínio público (no caso o YouTube), dados estes que foram de grande utilidade para se chegar à conclusão de que as metáforas fazem parte, vivamente, do cotidiano dos surdos, e de que algumas delas são mais frequentes do que outras. Espera-se que esta pesquisa sirva como base para futuros estudos, abrangendo as línguas de sinais, a linguística cognitiva e as metáforas presentes, especialmente, na Libras.

Fonte: http://www.surdosol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *