Noticia_20150616-2_ImagemA Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), promove um bate-papo em Libras com o tema ‘O Surdo no Ensino Superior e as Políticas de Inclusão’, nesta terça-feira (16), às 14h. A professora e intérprete de Libras, especializada em educação inclusiva, Marguerita Fialho da Cruz conduz a atividade, que faz parte do projeto ‘Conversando em Libras’, por meio do qual são realizadas, todos os meses, rodas de conversa abordando temas voltados para o público surdo.

De acordo com a diretora da BAT, Laura Galvão, o projeto visa ampliar o acesso à biblioteca para o público com deficiência auditiva e da fala. “O objetivo é propagar e divulgar o acesso que a biblioteca oferece em Libras, já que temos muitos funcionários que atendem através dessa língua, além de quebrar as barreiras da comunicação e mostrar que a biblioteca está aberta para todos os públicos”.

Para Marguerita Fialho, o bate-papo é um instrumento para gerar conscientização e mobilização social em favor dos deficientes auditivos. “Vamos abordar a dificuldade que o surdo encontra para entrar e permanecer nas universidades. Muitos deles chegam a passar nos vestibulares, mas não conseguem permanecer pela falta de intérpretes qualificados dentro das instituições, e a sociedade precisa se mobilizar para esta causa”. Localizada na Rua Frei Vicente, no Pelourinho, em Salvador, a Biblioteca Anísio Teixeira funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.

Fonte: http://saiunoblog.blogspot.com.br/2015/06/inclusao-de-surdos-no-ensino-superior-e.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *