Materia

  • ·data: 30/09/2012
  • · Leis determinam o uso de Libras

No Poupatempo, encontraram uma funcionária treinada em Libras – Por: Adival B. Pinto

Mais fotos…

Pegando carona nas normas federais (Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e regulamentação pelo Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005), em âmbito municipal, Sorocaba tem a Lei Nº 9.082, de 30 de março de 2010, que determina que os deficientes auditivos e os surdos têm direito ao atendimento especial, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas repartições públicas municipais. A lei é de autoria do vereador Luís Santos Pereira Filho (PMN), que alguns meses depois da vigência dessa lei, teve ainda outra iniciativa com relação ao assunto, através da Lei Nº 9.252, de 4 de agosto de 2010, que determina que as instituições de ensino da educação pública municipal devem garantir às pessoas surdas acessibilidade à comunicação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação.

As instituições de ensino, para garantir a acessibilidade, poderão viabilizar o ensino da Libras e também da Língua Portuguesa para os alunos surdos; viabilizar o atendimento educacional para alunos surdos; apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares; flexibilizar os mecanismos de avaliação, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa; e adotar mecanismos alternativos para a avaliação de conhecimentos expressos em Libras. (Daniela Jacinto)

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=423124

By socepel

One thought on “-> Leis determinam o uso de Libras”
  1. Fiquei surpreendida por CJ Jones je1 ter vindo a Portugal. Lembro-me de que tinha 4 ou 5 anos, via um grupo de tearto americano ter demonstrado as suas pee7as no Gulbenkian. Nesta altura ne3o percebia bem a importe2ncia deste grupo de tearto. Infelizmente ne3o me lembro de actores que participaram Mais tarde, soube que a Marlee Martlin participava neste grupo e agora o CJ Jones. Acho que a RTP tem gravae7f5es das pee7as do NTD realizadas nesta altura portanto passava no programa de Surdos, cujo tedtulo, ne3o me lembro. O Prof.ba Jose9 Bettencourt era apresentador deste programa. Quem me dera regressar aos meus tempos para assistir a pee7a do tearto de NTD. Bom trabalho, Jonas!

  2. Fiquei surpreendida por CJ Jones je1 ter vindo a Portugal. Lembro-me de que tinha 4 ou 5 anos, via um grupo de tearto americano ter demonstrado as suas pee7as no Gulbenkian. Nesta altura ne3o percebia bem a importe2ncia deste grupo de tearto. Infelizmente ne3o me lembro de actores que participaram Mais tarde, soube que a Marlee Martlin participava neste grupo e agora o CJ Jones. Acho que a RTP tem gravae7f5es das pee7as do NTD realizadas nesta altura portanto passava no programa de Surdos, cujo tedtulo, ne3o me lembro. O Prof.ba Jose9 Bettencourt era apresentador deste programa. Quem me dera regressar aos meus tempos para assistir a pee7a do tearto de NTD. Bom trabalho, Jonas!

  3. Fiquei surpreendida por CJ Jones je1 ter vindo a Portugal. Lembro-me de que tinha 4 ou 5 anos, via um grupo de tearto americano ter demonstrado as suas pee7as no Gulbenkian. Nesta altura ne3o percebia bem a importe2ncia deste grupo de tearto. Infelizmente ne3o me lembro de actores que participaram Mais tarde, soube que a Marlee Martlin participava neste grupo e agora o CJ Jones. Acho que a RTP tem gravae7f5es das pee7as do NTD realizadas nesta altura portanto passava no programa de Surdos, cujo tedtulo, ne3o me lembro. O Prof.ba Jose9 Bettencourt era apresentador deste programa. Quem me dera regressar aos meus tempos para assistir a pee7a do tearto de NTD. Bom trabalho, Jonas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *