Noticia_20140913C_ImagemFoto: Mariana Raphael / Arquivo

Humanização e inserção social são objetivos das aulas

BRASÍLIA (12/9/14) – Para inserir social e profissionalmente servidores com limitações de audição e fala e atender melhor a população, toda a equipe do Centro de Saúde nº 8 de Ceilândia está aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde.

Além da integração, a capacitação tem o objetivo de humanizar o serviço. A enfermeira Edna Fulquim sentiu a necessidade de aprender esse formato de comunicação depois que conheceu o servidor João Medeiros, que é deficiente auditivo.

“Percebi que João ficava isolado e tinha dificuldade de se comunicar tanto com os colegas de trabalho quanto com os pacientes. Por isso, conversei com o gerente do centro e tentamos uma alternativa para integrá-lo e inseri-lo nas atividades do centro”, lembrou a servidora.

O ganho não é apenas para os trabalhadores do centro de saúde, conforme destacou o enfermeiro Rodrigo Franco, que já é familiarizado com Libras. Os usuários, segundo ele, também são beneficiados. “Na semana passada, atendemos um casal de surdos na sala de imunização, por meio da linguagem de sinais mostramos a importância de manter o cartão de vacina do filho deles atualizado”, acrescentou.

O gerente da unidade de saúde, Edson Menezes, informou que tinha muita dificuldade para dialogar com João, o servidor que motivou a capacitação. Menezes lembrou que “certa vez João queria alterar sua escala de serviço e não conseguíamos entendê-lo, por isso, o servidor levou sua filha para traduzir a conversa. Agora, mesmo com pouco entendimento de Libras, já podemos manter um diálogo, e ele também consegue conversar com os outros colegas de trabalho”.

Médicos, enfermeiros, vigilantes, pessoal da limpeza e demais profissionais estão animados com o aprendizado. As sessões de Libras têm duração de mais ou menos uma hora, e são utilizados jogos, músicas, diálogos e gestos para ensinar a linguagem de sinais.

O Centro de Saúde nº 8 fica na EQNP 13/17 lotes A,B, C e D

Fonte: http://www.df.gov.br/noticias/item/16818-servidores-de-centro-de-sa%C3%BAde-s%C3%A3o-capacitados-em-libras.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *