A Secretaria Municipal de Educação se uniu à Associação dos Surdos da Grande Florianópolis para oferecer à população o acesso à educação básica. Na capital catarinense, as pessoas surdas têm espaço garantido para se alfabetizar e concluir o ensino fundamental.

Noticia_20140801_ImagemNa sede da Associação é ministrado, no período vespertino, um curso de Educação de Jovens, Adultos e Idosos voltado para surdos, atendendo frequentadores  com idades entre 15 e 50 anos.

Para a Presidente da entidade, Sandra Lúcia Amorim, “a iniciativa, na modalidade bilíngue (Libras-Português), é uma oportunidade para que os participantes se apropriem dos conhecimentos por meio da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a primeira Língua das pessoas surdas.”

No horário das 13h às 17h, o curso é frequentado por 15 alunos que retornam às aulas na próxima segunda-feira, dia 4. Cabe à Secretaria de Educação disponibilizar para o projeto um profissional formado em c, material didático, além de alimentação.

Conforme Sônia Carvalho, gerente de Educação Continuada da Secretaria de Educação, os surdos buscam na Eja uma referência para solucionar problemas encontrados na vida social. “Eles devem ser capazes de compreender os seus direitos e deveres na sociedade e terem melhor desempenho no mercado de trabalho”, afirma.

Fonte:http://www.correiodailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=24001

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *