Grupo se reuniu em uma residência no Jardim Petrópolis, em Maceió.
Hino nacional teve interpretação de amiga surda que aprendeu a letra.

Milhares de brasileiros pararam na tarde desta sexta-feira (4) para assistir ao jogo Brasil x Colômbia pelas quartas de final. E em uma casa do Jardim Petrópolis, bairro da parte alta de Maceió, não foi diferente, exceto por um detalhe: alguns lances narrados durante a transmissão da partida eram traduzidos por uma intérprete em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. É que o grupo era formado por dez jovens surdos.

Noticia_20140705-1_ImagemA reunião tinha tudo o que uma torcida precisa, de quitutes a vulvuzela e muita emoção. A execução do hino nacional foi interpretada pela amiga Maria Kele Santos, 23, surda também, mas que aprendeu o hino em libras.

noticia_20140705-2_imagemDado o apito inicial, todos os olhos vidrados na televisão para não perder nenhum lance. Intérprete há
quatro anos, Daniela Miranda dá uma ajudinha quando eles têm alguma dúvida, mas a maioria entende de futebol e conhece os jogadores pelos números das camisas, assim fica mais fácil identificá-los.

“Sou amiga do pessoal, por isso vim assistir ao jogo com eles. Daí aproveito pra dar uma ajuda quando eles precisam. Se alguém não entender alguma coisa eu interpreto e todo mundo se entende”, explica Daniela.

Ao primeiro gol, marcado por Thiago Silva já no 1º tempo, o grupo foi à loucura. Pularam e gritaram, alguns conseguem pronunciar alguma palavras e até uns xingamentos. Yanara Mota de Oliveira, 16, conta que prefere assistir ao jogo assim, reunida com os amigos surdos. “Assim eu não fico deslocada e o jogo fica mais emocionante”, diz a adolescente com a ajuda da intérprete.

Fonte: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/07/surdos-assistem-brasil-x-colombia-com-auxilio-de-interprete-em-libras.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *