• Gerência de Capacitação e Avaliação de Desempenho (GCAD) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 150 vagas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a distância para servidores técnico-administrativos e docentes, com turmas de 30 alunos, distribuídas entre os polos dos campi de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Araguaia e do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). Com uma carga horária de 120 horas, o curso terá no dia 11 de julho e término no dia 24 de outubro. Os interessados poderão se inscrever aqui, no período de 3 a 10 de julho.
  • Libras – Língua materna do surdo brasileiro, a primeira língua dos ouvintes nascidos no Brasil foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
  • A Libras possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço. Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
  • Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei n° 10.436, no artigo 4º, dispõe que: “O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), conforme legislação vigente”.

Fonte: http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/16885/cuiaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *