Naiane Costa é de Laranjal do Jari e dança quadrilha há 4 anos.
Jovem diz que sente as ‘batidas no corpo e começa a se apresentar’.

Noticia_20140706-1_ImagemNa etapa final da 3ª edição do ‘Arraiá da Beira Rio’, em Macapá, uma dançarina do grupo estilizado chama a atenção dos organizadores da competição. Naiane Costa, de 19 anos, ganhou destaque entre os brincantes. Ela é portadora de surdez e se apresenta na disputa.

A jovem cursa a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mesmo sem ter aprendido a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela conta que consegue se comunicar com os amigos e familiares através de gestos, recados em papel ou mensagens de celular. A reportagem do G1 utilizou esses métodos para conversar com Naiane.

A dançarina contou que começou a dançar em 2010, em uma quadrilha estilizada de Laranjal do Jari, município amapaense onde mora com a família. Segundo ela, somente em 2013, Naiane começou a dançar no grupo “Sorriso Cristalino”, que também é do município e já conquistou títulos na quadra junina amapaense.

Noticia_20140706-2_ImagemTímida, ela contou que no início da investida na dança junina não recebeu apoio. “Comecei a dançar em um grupo da escola, depois comecei a me apaixonar pela quadrilha junina. Minha mãe não me apoiava porque ela é muito rigorosa. Uma vez eu fiz uma confusão quando ela me tirou de dentro do ônibus da quadrilha que vinha se apresentar em Macapá”, escreveu Naiane à reportagem.

A jovem diz que insistiu na dança até conseguir chegar à disputa em Macapá. Para se preparar, ela começou os ensaios em fevereiro. Durante um mês, Naiane diz que chegou a desistir do concurso, mas foi motivada pelos amigos a retornar. É a segunda vez que a jovem se apresenta no “Arraiá da Beira Rio”, competição junina de Macapá..

Naiane Costa afirma que “ama” dançar quadrilha. Sobre como ela consegue ensaiar e se apresentar, a dançarina revela que escuta alguns ruídos no ouvido do lado direito, mas que isso não é seu guia na dança.

“Escuto bem pouco do lado direito. Quando danço, sinto as batidas no meu corpo e começo a me apresentar”.

O presidente da quadrilha “Sorriso Cristalino”, Anderson Nascimento, disse que a jovem tem muita autonomia e segurança quando se apresenta.

Noticia_20140706-3_Imagem“Imaginávamos que ela dançava pelo ritmo das outras dançarinas, mas ela nem olha para elas. Eu realmente não sei dizer como ela consegue. Ela é muito esforçada”, elogiou.

O presidente da quadrilha também falou sobre o início da carreira de Naiane: “Ela dançava em outro grupo antes de vir para o nosso. Mas a mãe dela não deixava ela dançar porque tinha medo que a Naiane se envolvesse com bebidas [alcoólicas]. Então convidamos ela para o nosso grupo e eu me responsabilizei por ela”, disse Nascimento.

grupo, emocionou os colegas da quadrilha, segundo Nascimento. “Nossa maior felicidade foi quando ela voltou. Depois de ter aceitado nosso convite para voltar a ensaiar, levamos ela para experimentar a roupa dela da apresentação. Quando ela experimentou e começou a ‘gingar’, toda a diretoria começou a chorar de emoção pela alegria dela”, lembrou.

A quadrilha junina em que Naiane dança está na fase final da competição que define a melhor quadrilha junina do Amapá. A “Sorriso Cristalino” está no grupo que vai se apresentar neste sábado (5).

Criada em 2007 e com três títulos na carreira, o grupo entra na quadra junina com 25 pares, com o tema “À 1200° o surgimento de um cristal… Diamante”

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/07/surda-dancarina-de-quadrilha-no-ap-e-destaque-no-arraia-da-beira-rio.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *