Data da Publicação: 8/5/2012

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu, nesta terça-feira (8), o membro da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), José Onofre, que solicitou apoio para a criação de Escolas de Educação Bilíngue para Surdos na rede pública de ensino estadual.

Nas escolas bilíngues, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira, com a portuguesa, sendo ensinada como segunda língua na forma escrita. Os estudantes surdos passam a ter toda a estrutura necessária para o aprendizado adequado, incluindo material pedagógico específico.

José Onofre se emocionou ao narrar experiências de pais de crianças surdas ao tentar matricular seus filhos nas escolas e terem a solicitação negada. Segundo Onofre, existem mais de cinco mil surdos no Brasil que sofrem com este problema.
Simone Kergo Souza, que é surda, também pediu apoio à Comissão de Educação e explanou, com a ajuda de um tradutor, sobre as dificuldades encontradas e a necessidade de inclusão dos surdos.

O presidente da Comissão de Educação, deputado Da Vitória (PDT), disse que vai encaminhar uma solicitação ao Governo do Estado e marcar uma agenda com o governador para tratar do assunto. “É uma ideia nova nesta Comissão que passa a ser uma de nossas metas”, disse.

Gilsinho Lopes (PR) lamentou o sofrimento e a exclusão dos surdos, principalmente das crianças. “É muito triste que ainda exista a exclusão de algumas pessoas e classes. Aos poucos vamos reverter esta situação”. “Tudo que for feito para esses herois, que são esquecidos pelas autoridades, terá meu apoio”, disse o deputado José Esmeraldo (PR).

Durante a reunião da Comissão, os deputados aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional 5/2008, do deputado Claudio Vereza, que extende a gratuidade de passagem no Sistema Transcol aos alunos dos cursos técnicos, tecnológicos e profissionalizantes da rede pública de ensino.

Adriano Leão / Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *