22/08/2012

Expressões corporais e faciais com significados variados como amizade, amor e felicidade. É desde modo, aprendendo a se comunicar e a compreender as pessoas surdas, que 35 servidores estão passando às tardes das terças-feiras deste mês de agosto. Eles participam do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido pela Subsecretaria de Pessoas com Deficiência, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Asteca, na Região 2.

O curso foi iniciado no dia 7 de agosto e segue até 18 de dezembro e tem como objetivo oferecer aos servidores as ferramentas necessárias para atender às pessoas surdas que procuram os diversos setores da prefeitura em busca de serviços e informações.

As aulas são ministradas pela pedagoga Simone Quirgo de Souza – a primeira surda no município a ser aprovada em concurso público para a Prefeitura. Nomeada em 2007, Simone já deu aulas em diversas secretarias e escolas, entre elas a Unidade Municipal de Ensino Fundamental Nice de Paula Agostini Sobrinho, em Boa Vista, polo de surdez em Vila Velha.

Sintonizados

Por meio de sinais, Simone elogiou a turma, formada por servidores das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Meio Ambiente (Semma), Serviços Urbanos (Semsu), Esporte e Lazer (Semel) e de Saúde (Semsa). “São alunos interessados e que aprendem rápido”.

Os participantes do curso oferecido pela subsecretaria, ligada a Semas, estão satisfeitos com as aulas e demonstram já estar sintonizados com a professora, conseguindo também interagir entre eles usando a Libras.

“O foco da saúde municipal é o cidadão e senti a necessidade de aprender a me comunicar também com os surdos que procuram os nossos serviços e que têm dificuldade de acesso a todas as áreas da sociedade”, disse Andréia Chistina Ramos do Nascimento, gerente da Unidade de Saúde de Ponta da Fruta.

Foi a mesma necessidade, a de não deixar desamparada esta parte da população, que levou André Luiz Conrado, professor Da Umef  Luiz Manoel Veloso, na Glória, a se inscrever no curso de Libras. “ Esta foi uma iniciativa maravilhosa da prefeitura. Estou adorando o curso e me preparando para atender a alunos que venham à escola com problemas auditivos”, explicou Luiz.

Para Simone Prates, da Semma, e Ângela Stoffel, da Semel, ambas secretárias, é muito difícil atender as pessoas surdas que procuram as secretarias, porque  são duas pessoas falando uma linguagem diferente. “É uma comunicação de mão única e acho que devemos estar preparadas para atender a todos que procuram a municipalidade. Estou adorando esta capacitação. Fico contando os dias que faltam para chegar a  terça-feira e vir para o curso”, resumiu Simone.

A assistente social da subsecretaria, Joana D’arc Baffa, entende que o curso de Libras, além de ajudar a compreender melhor o universo dos surdos, é uma forma de respeitar as diferenças. “O curso foi tão procurado pelos servidores que temos uma lista de espera e já estamos nos mobilizando para oferecer outra capacitação ainda este ano”, contou Joana.

Saiba mais

A Língua Brasileira de Sinais – Libras – é uma língua gestual usada pela maioria dos surdos e reconhecida pela Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei nº. 10.098, de 19 de dezembro de 2000, regulamentados pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Possui estrutura gramatical própria que não está vinculada a língua oral, no nosso caso a língua portuguesa. Na composição da Libras um fator importante é a expressão corporal e facial.

Em 1857 O professor Hurt, francês e surdo, chega no Brasil, e funda a primeira instituição dedicada aos surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro.

Fonte: https://socepel.com.br/?p=67

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/aprendendo-a-lidar-com-as-diferencas

One thought on “Aprendendo a lidar com as diferenças”
  1. A frase ICED 2010 perdoa! ne3o e9 cortcera. c9 preciso de ter cuidado de escreverem o portugueas. Perdoar ne3o e9 igual a pedir desculpa.Penso que uma frase parecida com ICED 2010 pede desculpa por ter abolido a Ledngua Gestual da Educae7e3o deve ser a mais cortcera.Se for assim ICED 2010 perdoa e9 como os Surdos pedirem a desculpa e ICED aceitar! Que este1 mal! c9 ao contre1rio!

  2. A frase ICED 2010 perdoa! ne3o e9 cortcera. c9 preciso de ter cuidado de escreverem o portugueas. Perdoar ne3o e9 igual a pedir desculpa.Penso que uma frase parecida com ICED 2010 pede desculpa por ter abolido a Ledngua Gestual da Educae7e3o deve ser a mais cortcera.Se for assim ICED 2010 perdoa e9 como os Surdos pedirem a desculpa e ICED aceitar! Que este1 mal! c9 ao contre1rio!

  3. A frase ICED 2010 perdoa! ne3o e9 cortcera. c9 preciso de ter cuidado de escreverem o portugueas. Perdoar ne3o e9 igual a pedir desculpa.Penso que uma frase parecida com ICED 2010 pede desculpa por ter abolido a Ledngua Gestual da Educae7e3o deve ser a mais cortcera.Se for assim ICED 2010 perdoa e9 como os Surdos pedirem a desculpa e ICED aceitar! Que este1 mal! c9 ao contre1rio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *