A capital baiana ganhou, na semana passada, uma unidade da Central de Interpretação de LIBRAS (CIL), voltada para o atendimento às pessoas surdas. Com a central, as pessoas com deficiência auditiva poderão acessar serviços públicos a partir do traslado até a instituição de interesse com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais, mediante agendamento.

A inauguração do CIL aconteceu na última quinta-feira (29/5) e contou com a presença da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O projeto é uma política implementada pela SDH/PR em parceria com estados e municípios.

Em Salvador, a central vai funcionar, inicialmente, com três intérpretes e estará disponível para cerca de 171 mil pessoas surdas que moram na capital baiana, segundo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). O Governo Federal contou com a parceria do Governo da Bahia para a primeira central do estado.

Na visita, a ministra também anunciou a criação de 700 vagas formais de emprego na cidade para pessoas com deficiência. “A presidenta Dilma me pediu para dar um abraço em cada um de vocês pelo que a Bahia realizou no ano passado na primeira ação inclusiva específica para empregabilidade das pessoas com deficiência, quando 275 pessoas saíram empregadas. Que este ano saiam muito mais”, disse Ideli.

A Ação integra o Dia “D” da Acessibilidade, que acontece em 13 estados e 61 municípios, simultaneamente. A ação inclusiva é realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, e integra as ações do eixo Inclusão do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

Da Redação
Colaborou Ascom/ SDH

Fonte: http://www.vermelho.org.br/ba/noticia/243315-58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *