Noticia_20140526-2_Imagem

Inaugurada em 2012, pelo prefeito Sebastião Madeira, através da Lei Ordinária nº 1453/2012, a Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Bilíngue (bairro São José do Egito) atende 95 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sob a gestão da professora Maria Ivanilde Oliveira dos Santos no âmbito da rede municipal de ensino.

Falando do orgulho em ser gestora de uma escola que prima pela inclusão na educação, Maria Ivanilde concedeu entrevista à imprensa e explicou que há muitos anos luta pela educação bilíngue em Imperatriz. “Sou gestora da primeira escola bilíngue no Maranhão e sou orgulhosa disso, porque sou a fundadora da Educação de Surdos em nossa cidade em 1986. E, recentemente, em março de 2012, criamos esta escola resultado da sensibilidade do prefeito Madeira e do professor Zesiel Ribeiro, secretário de Educação”.

Ivanilde explica que acima de tudo o trabalho realizado na escola envolve muito carinho. “Desenvolvemos esse trabalho com todo carinho, trabalhando com o surdo para que ele possa ser incluso no ensino regular com equidade na mesma condição do ouvinte. Desde quando a escola foi fundada até hoje, foram muitos avanços e o resultado desta educação vamos ter daqui a alguns anos.
Questionada sobre o funcionamento da educação bilíngue, a gestora explicou: “O aluno aqui na Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho passa por um processo da aprendizagem da sua língua materna que é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa como segunda língua, mas utilizando as duas línguas de maneira paralela. Também contamos com uma fonoaudióloga e, junto a professores, também fazemos um trabalho de acompanhamento das famílias. Além do ensino em sala de aula, nós também desenvolvemos projetos, como Meio Ambiente, Leitura, Pintando o sete”.

Ivanilde explicou ainda que alunos dos diversos bairros de Imperatriz estudam na Escola Bilíngue, por isso a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) coloca à disposição de todos os alunos um transporte diário para irem e voltarem da escola.

Parcerias: A Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Bilíngue desenvolve cursos de capacitação como: oficinas de arte, dança, corte e costura e informática com alunos, mães e pais através de parcerias firmadas com instituições como: SENAI, Casa da Amizade e Rotary Club.

Cursos para inclusão

Com o objetivo de colaborar com o trabalho do professor, favorecendo a inclusão dos alunos de maneira efetiva; o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED),oferece cursos de: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile, além de um curso específico para os professores que já atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); conforme explica José João, coordenador do setor.
“A ideia é oferecer cursos de educação inclusiva à distância com um encontro presencial por mês aos professores da rede municipal nas áreas de: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile; além disso, temos uma turma de Libras e Braile específica para os professores que já atuam nas Salas de Recursos. Os quatro tutores dos cursos têm formação específica na área e o material é o mesmo disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC)”.
Maria Ivanilde, gestora da Escola Bilíngue, concluiu a entrevista com um apelo para que todos os pais, mães ou responsáveis por crianças surdas em toda a cidade de Imperatriz procurem a Escola Municipal Professor Telasco Pereira Fialho – Bilíngue (Rua Henrique Dias, 957 – bairro São José do Egito) e efetuem a matrícula destas crianças que tem seu direito de acesso à educação assegurado. (Luana Barros – ASCOM)

Fonte:http://oprogressonet.com/cidade/educacao-bilingue-para-surdos-uma-realidadimperatriz/1580.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *