19/12/2012

Sinais que traduzem a letra de uma  música de louvor, alegria e muita descontração marcaram a tarde desta terça-feira (18), durante a entrega do diploma de conclusão do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a cerca de 30 servidores da Prefeitura. Desde o dia 7 de agosto, eles passaram a aprender o significado de diversos sinais, entre eles os que indicam amizade, amor e felicidade. A certificação, promovida pela Subsecretaria de Pessoas com Deficiência, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Asteca, na Região 2.

“Eu escolhi Deus” foi a música que a aluna Eliana Bravim Teixeira Neves, de luvas brancas, “traduziu” para a linguagem dos sinais. Em silêncio, os servidores se emocionaram com a apresentação. “Ano passado eu fiz o curso de Libras básico e intermediário em uma escola da Praia da Costa e este ano resolvi repetir o básico, para não esquecer os ensinamentos e também para aprimorar os meus conhecimentos”, contou Eliana, que é pedagoga.

O curso teve como objetivo oferecer aos servidores as ferramentas necessárias para atender às pessoas surdas que procuram os diversos setores da administração municipal em busca de serviços e informações.

As aulas foram ministradas pela pedagoga Simone Quirgo de Souza, a primeira surda no município a ser aprovada em concurso público para a Prefeitura. Nomeada em 2007, Simone já deu aulas em diversas secretarias e escolas, entre elas a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Nice de Paula Agostini Sobrinho, em Boa Vista, que é polo de surdez em Vila Velha.

Ensinamentos

Por meio de sinais, Simone agradeceu à turma, formada por servidores das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Meio Ambiente (Semma), Serviços Urbanos (Semsu), Esporte e Lazer (Semel) e de Saúde (Semsa). “Vocês aprenderam, alguns mais, outros menos, mas todos têm que continuar treinando. Não tenham medo de usar a Libras em qualquer lugar em que estejam. Insistam em aprender. Vai depender de cada um de vocês aprimorar os ensinamentos que receberam aqui”,  disse a professora.

Segundo o subsecretário de Pessoas com Deficiência, Marco Antônio do Espírito Santo, conhecido como Marquinhos da Moradia, o resultado do curso foi muito positivo, já que das 35 pessoas que iniciaram a capacitação, apenas cinco não a concluíram. “Todos se mostraram muito satisfeitos com as aulas e serão agentes multiplicadores, ajudando o município a atender melhor aos cidadãos”, afirmou.

Para a psicóloga Juliana Andrade Almeida, lotada no setor de atendimento a alunos da Educação Especial da Secretaria de Educação (Semed), o curso foi muito produtivo. “È muito importante aprender a se comunicar com o público que você atende, no meu caso, crianças com problemas de surdez. Vou continuar a estudar a Libras para ampliar e melhorar os meus conhecimentos na área”, contou.

A assistente social da subsecretaria, Joana D’arc Baffa, entende que o curso de Libras, além de ajudar a compreender melhor o universo dos surdos, é uma forma de respeitar as diferenças. “Estamos lutando para que realmente seja feita a inclusão social das pessoas com problemas de surdez da nossa sociedade”, concluiu.

Saiba mais

A Língua Brasileira de Sinais – Libras – é uma língua gestual usada pela maioria dos surdos e reconhecida pela Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei nº. 10.098, de 19 de dezembro de 2000, regulamentados pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Possui estrutura gramatical própria que não está vinculada à língua oral, no nosso caso, a língua portuguesa. Na composição da Libras, um fator importante é a expressão corporal e facial.
Em 1857, o professor Hurt, francês e surdo, chegou ao Brasil e fundou a primeira instituição dedicada às pessoas com deficiência auditiva do país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro.

Fonte: https://socepel.com.br/?p=87

http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/servidores-concluem-curso-de-libras-com-musica-3330

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *