12/12/2012

‘As luvas mágicas do Papai Noel’ conta história de luvas especiais que ensinam Língua dos Sinais

Diário de GuarapuavaRedação e assessoria

Livro surgiu a partir de uma experiência em sala de aula no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

O livro “As luvas mágicas do Papai Noel” será lançado neste sábado, 15, às 19h30, na Faculdade Guarapuava (rua Novo Ateneu, 1.015, Vale do Jordão). Com ilustrações de Gisele Barcellos, a obra é de autoria de Cláudio Mourão e Alessandra Klein, dois profissionais do Rio Grande do Sul que atuam junto à educação de surdos.

Inserido na literatura surda infantil, o livro surgiu, segundo informações de material de divulgação, a partir de uma experiência em sala de aula, na qual o intuito era garantir o contato da criança surda com sua identidade e cultura.

“As luvas mágicas do Papai Noel” mostra um menino que recebe um livro sobre a história de um Papai Noel que ganha luvas mágicas: quem as usa aprende a Língua dos Sinais. O primeiro a aprender é o próprio Papai Noel; depois algumas crianças, pois a tarefa consiste em passar adiante as luvas para que outros também possam aprender.

Ao final do livro há um glossário com várias palavras do texto transpostas para a Língua dos Sinais.

Autores
Cláudio Mourão, o Cacau, é doutorando e mestre em Educação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e professor de Libras.

Alessandra Franzen Klein é pós-graduada em Interpretação/tradução e Docência e professora de Libras na Prefeitura de Horizontina, no Rio Grande do Sul.

Fonte:http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/cultura/22,11347,12,12,autores-lancam-obra-infantil-dirigida-a-publico-surdo-na-faculdade-guarapuava-.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *