Noticia_20140503_ImagemLondrina – Padres da Congregação Religiosa Pequena Missão para Surdos, em Londrina, arrecadam verba para construir a Capela Nossa Senhora do Silêncio, que será a primeira do Brasil dedicada aos surdos. Atualmente, as missas são celebradas de forma improvisada na garagem do prédio vizinho, o antigo seminário da ordem, no Bairro Boa Vista (zona leste). O projeto arquitetônico segue em fase de aprovação. As obras da estrutura, que terá capacidade para abrigar 120 pessoas, devem começar no segundo semestre deste ano, com previsão para ser inaugurada em três anos.

De acordo com o padre Nirceu Keli, o objetivo é oferecer um espaço mais digno para os cerca de 120 fieis que frequentam as missas especiais. “O nosso sonho a longo prazo é fazer com que o espaço se torne um santuário, atraindo surdos de todo o Brasil”, planeja. O amplo terreno, na frente do novo seminário, na Rua Comandante Carlos Alberto, está capinado à espera dos primeiros tijolos. “Já arrecadamos uma boa quantia e, nos próximos meses, seguimos com promoções de rifas e festas para concluir a obra.”

O arquiteto responsável pelo projeto, Luiggi Guazzelli, contou que a capela terá 450 metros quadrados de área construída. “Será um prédio moderno, com estacionamento, acessibilidade, fachada de vidro para aproveitar a iluminação natural, assentos em degrau”, detalhou. O padre se diz empolgado com o apoio que tem recebido da comunidade e da própria igreja.

Segundo ele, o projeto tem a aprovação do pároco responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre José Roberto Limeira, e do arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes. “É um grande passo que vamos dar para levar o evangelho para nosso irmãos surdos. Este apoio é fundamental, pois sozinho não temos forças”, destacou.

O seminário está localizado em ponto estratégico: ao lado do Instituto Londrinense de Educação para Surdos (Iles), que em agosto completa 55 anos de atendimento pedagógico na cidade. O instituto dispõe de salas de aulas equipadas com aparelhos modernos, além de consultório médico, odontológico e oficinas. Muitos dos alunos frequentam as missas celebradas todos os sábados, às 20 horas. Além da leitura da missa, celebrada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), os fieis têm intérpretes católicos à disposição. “O serviço e a dedicação deles são fundamentais”, reconheceu Keli.

Família
O educador físico Thiago Corrêa, de 27 anos, é ex-aluno do Iles e frequenta as missas todos os sábados. Ele perdeu a audição aos quatro anos de idade, porém consegue fazer leitura labial e falar, com um pouco de dificuldade. “A leitura dos lábios ajuda, mas a linguagem de sinais e o auxílio dos intérpretes são essenciais”, contou. Ele não vê a hora de a capela ficar pronta. “Vai atrair mais gente que no final se torna uma família”. Para a mãe de Thiago, Ivonice Aponte da Silva, a capela vai tornar as missas ainda mais atraentes. “Na garagem é um pouco complicado em dias de chuva e frio. A capela virá para consagrar este bonito trabalho da igreja com a comunidade surda.”

Jantar beneficente
A Pequena Missão para Surdos vai promover um jantar dançante no dia 16 de agosto. A festa será no Restaurante Arejo, na Rodovia Celso Garcia Cid, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). Os convites estão sendo vendidos antecipadamente por R$ 60 e podem ser adquiridos pelo telefone (43) 3325-8105. No mesmo dia, haverá uma cerimônia presidida pelo arcebispo dom Orlando, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, às 19 horas, para lembrar os 30 anos de chegada da Pequena Missão dos Surdos no Brasil.

Fonte: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–274-20140503&tit=londrina+tera+capela+para+surdos

Celso Felizardo
Reportagem Local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *