A Subcomissão Temporária de Assuntos Sociais das Pessoas Com Deficiência, em sua primeira reunião, debateu o projeto (PL 4/2020) que institui a Semana Nacional da Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), a ser realizada na segunda semana de julho. A autodefensoria é um movimento criado pelas Apaes em que os alunos têm espaço para propor sugestões visando à promoção de seus direitos. O projeto está em debate na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com a relatoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), que é presidente da subcomissão.

Transcrição

PROJETO DE LEI CRIA A SEMANA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DOS AUTODEFENSORES DAS APAES, EM JULHO.

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, AUTODEFENSORES DAS APAES E PESTALOZZI APRESENTARAM SUGESTÕES À PROPOSTA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.

Em sua primeira reunião, a Subcomissão das Pessoas com Deficiência, que funciona dentro da Comissão de Assuntos Sociais, discutiu o projeto de lei que institui, em julho, a Semana Nacional da Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Tâmara Silva, autodefensora da Federação das Apaes, é contrária à criação de mais um evento, já que existe a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em agosto.

Acho louvável a iniciativa, mas ao mesmo tempo, considero desnecessária uma semana tão junta da outra, com os mesmos propósitos. Então, no meu olhar, na minha percepção, unir dois momentos assim enfraqueceria ambas as campanhas.

Pelo mesmo motivo, também o autodefensor da Apae Francisco Matos é contrário à proposta. Já o autodefensor da Federação Nacional das Associações Pestalozzi Carlos Henrique Viana apoia a proposta, mas sugeriu mudar a data, pois em julho as federações fazem recesso.

Então, mudar a semana para a segunda semana de novembro. Eu penso que vai ser uma jogada muito boa e vai trazer as pessoas que não conhecem o nosso movimento a vir a conhecer. Eu gostei muito do projeto.

Também defensores da proposta, Ismael Ultino Tavalon, Autodefensor da Pestalozzi, sugeriu mudar o termo “alunos” por “atendidos” pelas instituições; e Laura Negri, autodefensora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, sugeriu que o nome da semana inclua as autodefensoras e não cite instituição alguma. O presidente da subcomissão, senador Flávio Arns, do Podemos paranaense, que é relator do projeto, disse que vai analisar todas as sugestões.

A gente pode discutir isso e antes de apresentarmos o relatório, a gente pode trabalhar no texto e mandarmos para os autodefensores e autodefensoras aqui presentes para ver se a gente faz um apanhado das sugestões para ver se o projeto reflete aquilo que foi falado.

Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto que cria a Semana Nacional da Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes está em análise na Comissão de Educação. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Fonte:https://www12.senado.leg.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *