Um manual de libras inédito circula pelas redes sociais por iniciativa de um grupo de estudiosos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na tentativa de reforçar ações que possam ajudar alunos e professores surdos. Libras para as Ciências: a célula e o corpo humano, assim se chama o manual, que pode ser acessada pelo link:

https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EBOOK_-_MANUAL_DE_LIBRAS_PARA_CIENCIA-_A_C%C3%ABLULA_E_O_CORPO_HUMANO20200727155142.pdf .

Este e-book saiu pela Editora da UFPI em 2019, agora acessível gratuitamente para os interessados. Foi organizado por Bruno Iles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos e Jesus Rodrigues Lemos

A iniciativa mira uma deficiência ainda muito comum na quase totalidade das escolas brasileiras que ainda não estão preparadas para receber o aluno surdo, educadores que não sabem lidar com a surdez ou até mesmo a falta de intérprete na sala de aula, como explica Liana Maria Menezes Galeno, ao prefaciar o manual. Diz sentir   na própria pele e ver isso ocorrer com tantos outros deficientes auditivos, como ela.  E completa: “Foi essa ausência de sinais nos termos de Ciências que nos chamou a atenção, pois é visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo. Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo. Comovidos com essa situação, surgiu a ideia deste manual de Ciências, que tem como objetivo principal criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento”.

Vamos, portanto, fazer este manual chegar a quem já o espera por muito tempo, mas que, provavelmente, ainda não sabe da sua existência.

Fonte:http://ed.uemg.br/manual-de-libras-para-as-ciencias-pode-ser-acessado-gratuitamente/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *