Manual de Libras Para as Ciências pode ser acessado gratuitamente

Um manual de libras inédito circula pelas redes sociais por iniciativa de um grupo de estudiosos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na tentativa de reforçar ações que possam ajudar alunos e professores surdos. Libras para as Ciências: a célula e o corpo humano, assim se chama o manual, que pode ser acessada pelo link:

https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EBOOK_-_MANUAL_DE_LIBRAS_PARA_CIENCIA-_A_C%C3%ABLULA_E_O_CORPO_HUMANO20200727155142.pdf .

Este e-book saiu pela Editora da UFPI em 2019, agora acessível gratuitamente para os interessados. Foi organizado por Bruno Iles, Taiane Maria de Oliveira, Rosemary Meneses dos Santos e Jesus Rodrigues Lemos

A iniciativa mira uma deficiência ainda muito comum na quase totalidade das escolas brasileiras que ainda não estão preparadas para receber o aluno surdo, educadores que não sabem lidar com a surdez ou até mesmo a falta de intérprete na sala de aula, como explica Liana Maria Menezes Galeno, ao prefaciar o manual. Diz sentir   na própria pele e ver isso ocorrer com tantos outros deficientes auditivos, como ela.  E completa: “Foi essa ausência de sinais nos termos de Ciências que nos chamou a atenção, pois é visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo. Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo. Comovidos com essa situação, surgiu a ideia deste manual de Ciências, que tem como objetivo principal criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento”.

Vamos, portanto, fazer este manual chegar a quem já o espera por muito tempo, mas que, provavelmente, ainda não sabe da sua existência.

Fonte:http://ed.uemg.br/manual-de-libras-para-as-ciencias-pode-ser-acessado-gratuitamente/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *