MEC lança Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos, na Educação Básica

EDUCAÇÃO ESPECIAL

MEC lança Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos, na Educação Básica

Documento apresenta cuidados importantes no retorno das atividades escolares e atendimento educacional especializado presenciais

Secretaria de Modalidades Especiais (SEMESP) do Ministério da Educação (MEC) lança hoje a Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos na Educação Básica. Com ações de orientação para aprimorar o atendimento de estudantes com deficiência auditiva sinalizantes, surdos, surdocegos, surdos com altas habilidades/superdotação, surdos com deficiências associadas, a cartilha apresenta cuidados importantes no retorno das atividades escolares e atendimento educacional especializado presenciais.

A cartilha está organizada em sete tópicos, discorridos ao longo das 25 páginas que compõem o documento. Dentre outros, são abordados temas como a máscara para estudantes surdos, já que as expressões faciais são tão importantes para uma comunicação afetiva e as máscaras comuns podem atrapalhar a visualização; a disposição das salas de aulas; e como capacitar e aprimorar o atendimento dos profissionais. Ao final da cartilha, são dispostos dados que auxiliam no combate da Covid-19, além de importantes cuidados a serem tomados para prevenir o vírus.

A SEMESP ressalta que em relação aos aspectos administrativos dos sistemas de ensino e o funcionamento de escolas e locais de atendimento educacional especializado, é importante seguir as orientações e normas emitidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas próprias de cada sistema estadual, municipal e distrital.

Clique aqui e confira a Cartilha de Orientações Volta às Aulas de Estudantes Surdos na Educação Básica.

Cartilha:https://socepel.com.br/LEGISLACAO/CARTILHAS/Orientacoes_Volta_as_Aulas_de_Estudantes_Surdos_na_Educacao_Basica.pdf

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEMESP.

Fonte:https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *