O plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou na quarta-feira (12), de forma unânime, o Projeto de Lei nº 588/2019, que institui o “Setembro Azul” para Campanha de Conscientização aos Direitos das Pessoas Surdas, a ser realizada anualmente no mês referido e dá outras providências. A matéria é de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e incluirá a campanha no calendário oficial de eventos do Estado.

De acordo com a propositura, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade surda, além de nortear políticas públicas voltadas para o segmento. A campanha terá ações e eventos no mês que se comemora o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e o Dia Internacional da Pessoa Surda (30 de setembro). A campanha terá como símbolo o laço azul turquesa.

No Amazonas, segundo o IBGE, existem mais de 150 mil pessoas com deficiência auditiva e cerca de 5.400 são surdas. Para Wilker, a aprovação da matéria é uma conquista que vai abrir espaço para ações e políticas públicas visando o desenvolvimento social, intelectual e profissional.

“Agradeço aos meus pares pela aprovação de uma matéria que não foi levantada por mim, e sim pela comunidade surda, que muitas vezes é esquecida. Precisamos dar voz e vez para eles, tanto na Casa quanto na sociedade, para que possamos nortear políticas públicas e oferecer condições dignas para os surdos”, comemorou Wilker, que em junho do ano passado, promoveu na Aleam o ‘I Encontro da Educação Pública Bilíngue Libras e Português Escrito do Estado do Amazonas’.

 A Campanha

A campanha ‘Setembro Azul’ será promovida anualmente com reuniões, palestras, seminários, apresentações, audiências públicas, exposições e outros eventos em prol das pessoas surdas. A cor azul simboliza para a Comunidade Surda o período da Segunda Guerra Mundial, em que os portadores da deficiência usavam uma faixa de cor azul fixada no braço, para posteriormente serem identificados e mortos pelos nazistas, pois eles acreditavam que os surdos eram incapazes.

 *Com informações da Assessoria de Comunicação

Fonte: https://portaldogeneroso.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *