Proposta do vereador Ricardo Silva, que seguiu para sanção do prefeito prevê intérpretes para atendimento de surdos também em outros serviços públicos, além da inclusão de Libras como disciplina nas escolas municipais

Por Juliana Oliveira/politica@webdiario.com.br
Osasco

Foto Esq.
Os postos de saúde, dentre outros serviços públicos municipais, e as agências bancárias instaladas em Osasco podem ser obrigadas a contar com intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para atendimento de surdos. Isso se o prefeito Rogério Lins sancionar projeto de lei do vereador Ricardo Silva que prevê essa obrigatoriedade e que foi aprovado, em segunda discussão, pela Câmara Municipal. A proposta também prevê a inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular das escolas municipais.

De acordo com Silva, o objetivo promover a inclusão social dos deficientes auditivos nas escolas, prédios públicos e bancos.  “Os intérpretes poderão auxiliá-los nas tarefas do dia a dia, minimizando suas dificuldades e propiciando maior autonomia a este segmento social”. De acordo com o projeto, os serviços públicos e os Bancos poderão capacitar funcionários para essa função. No texto, o autor destaca ainda que, no caso das escolas municipais, o ensino de Libras será adotada  na grade curricular como “disciplina transversal”, inserido em outras disciplinas.

Já nas repartições públicas municipais, em especial nas de saúde e assistência social, pelo menos um servidor público deverá ser capacitado com conhecimento de Libras para atendimento à população portadora de deficiência auditiva.  Além disso, os estabelecimentos bancários deverão disponibilizar um profissional apto a se comunicar em língua de sinais, visando o atendimento dos surdos.

“A capacitação dos profissionais das agências bancárias e dos servidores municipais poderá ser comprovada com o Certificado de Curso de Formação em Libras, expedido por qualquer entidade habilitada em formação de Língua Brasileira de Sinais”, completa o documento. Para o vereador, o projeto também visa o aprimoramento aos profissionais, nas mais diversas áreas, estimulando o aprendizado de Libras nas escolas, “onde proporcionará a quebra de barreiras para as pessoas com deficiência auditiva que precisam lidar diariamente com a desinformação, preconceito e com a falta de estrutura”.

Fonte:http://www.webdiario.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *