ENSINO SUPERIOR

Com o tema “Educação bilíngue de surdos: teorias, políticas e práticas”, a Unemat e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) promovem um seminário de capacitação para professores, técnicos, diretores de escola, pessoas surdas e famílias, estudantes universitários, pesquisadores, intérpretes de língua de sinais e outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com surdos. O evento será realizado em Cáceres, entre esta terça-feira (29.10) e quinta-feira (31).

Segundo o diretor geral do Instituto, professor Paulo Bulhões, o seminário busca melhorar a educação para surdos no Brasil. O instituto recebia as pessoas em sua sede para cursos de capacitação e formação. Agora, o Imes leva os seus profissionais às diferentes regiões do país. “A Unemat vai continuar esse trabalho de oferecer para Cáceres o que for necessário para a qualificação na área da surdez. O primeiro passo foi trazer esse seminário. Vamos transmitir nossa experiência e conhecimentos para a qualidade do ensino focado na surdez”.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) é o centro de referência na área da surdez no Brasil, sendo um órgão do Ministério da Educação. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi a primeira instituição nesta área no Brasil, fundada em 1857.

Além de compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, o evento busca orientar e apoiar os sistemas de ensino brasileiros, disseminando estudos e pesquisas na área, visando à construção de políticas públicas e o intercâmbio de ações para expansão e melhoria do atendimento ao surdo.

Segundo dados do IBGE, o estado de Mato Grosso tem 4.938 pessoas com surdez. Somente em Cáceres, são 106 pessoas.

A vice-reitora da Unemat, Nilce Maria, afirmou que a Universidade tem experiência de inclusão em diferentes áreas. “Desde 2013, a instituição conta com três professores surdos efetivos. Temos também estudantes surdos em nossos mestrados e na graduação. Essa história no move para pensar outras possibilidades e nos abrir para o novo. Há ainda grandes dificuldades para formação de intérpretes de Libras no interior do Brasil. Caminhamos para propor outras ações aqui na universidade”.

Programação

A programação inclui palestras pela manhã e oficinas à tarde, nos três dias de evento. Na terça-feira (29), houve palestra “Políticas e Práticas em Estudos Surdos”, com a professora Ana Regina Campello e “Educação e Inclusão Científica para Surdos”, por Flávio Eduardo Pinto. Na quarta-feira (30), a temática “Estudos sobre Línguas de Sinais: língua, literatura e tradução” será abordada por Ana Paula Teles, Christiane Carpinteiro e Tils Ramon Linhares e “Ensino de Língua Portuguesa por Instrução em Libras” por Osilene Cruz. Já na quinta-feira (31), haverá palestra sobre “Educação Bilíngue de Surdos: escola, ensino e formação de professores bilíngues”, com Andreia Galloulkydio e Ana Martha Tuttman.

Também são oferecidas oito oficinas, ministradas por profissionais ligados ao Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), e cada participante poderá se inscrever em duas delas. Serão tratadas: Educação e Inclusão Científica para surdos, Ensino de Língua Portuguesa por instrução em Libras, Estudos e práticas sobre a inclusão de alunos surdos no primeiro seguimento do Ensino Fundamental, Estudos e Técnicas de Tradução e Interpretação de Libras/Português, Noções Básicas de Libras, Práticas e reflexões sobre Educação Bilíngue de Surdos, Produção e uso de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português).

Fonte:http://www.mt.gov.br/

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