O  blumenauense Andrey Eduardo da Silva entrou para a história ao se tornar o primeiro estudante surdo formado em Direito na FURB e o seu pioneirismo fez com que a reportagem da FURB TV sobre a formatura no Teatro Carlos Gomes, na última sexta-feira, 23 de agosto, se tornasse um dos vídeos mais vistos desde que a Universidade posta suas produções no Facebook. A matéria sobre Andrey já obteve alcance de público de 86.632 e mais de 40 mil visualizações até o meio dia desta segunda-feira.

Formar-se em uma Universidade e receber o diploma é um sonho para quem almeja fazer faculdade. Para chegar a esse dia todos têm uma história por trás, dificuldades e superações. A Universidade Regional de Blumenau (FURB), ao formar o primeiro bacharel em Direito surdo, demonstra o resultado de anos de dedicação e profissionalismo focados na acessibilidade das pessoas com deficiência.

“Eu me sinto muito orgulhoso e feliz. Sempre foi o meu sonho. Eu consegui conquistar ele”, comemorou Andrey na cerimônia.  Sua família esteve presente no teatro. “É uma alegria muito grande. Pessoas que não tem nenhuma deficiência param no meio do caminho. Mas ele, com deficiência auditiva, não quis ficar para trás. Ele quis ir até o fim. ‘Vou me formar advogado’, dizia”, afirmou Valdir Silva, o avô.

O pai de Andrey, Carlos Roberto Silva, também é surdo e lembrou dos momentos difíceis. “Ele se fechava no quarto e estudava bastante. Eu estou muito orgulhoso, não tenho palavras para descrever esse momento. Parabenizo meu filho, os intérpretes, todos os professores em relação à acessibilidade”, declarou.  

Suporte

A FURB possui uma equipe especializada para receber e prestar auxílio a todos os universitários surdos ou com algum outro tipo de deficiência, através da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). “Desde a entrada do aluno na instituição, a CAE fornece todo o apoio necessário. No caso específico do Andrey o serviço de intérprete funciona como a intermediação professor-aluno para garantir o sucesso dele”, afirmou André Luiz Planinz, coordenador da CAE. A FURB recebe desde 2006 alunos surdos e no primeiro semestre deste ano eram nove os universitários atendidos.

 
Sob coordenação da CAE, a FURB possui hoje cinco intérpretes fixos de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. “Foi uma trajetória muito desafiadora tanto para o Andrey, quanto pra gente, até porque a área jurídica tem um contexto complexo, como as terminologias, mas foi um desafio bem gostoso” comentou Marisa dos Santos, intérprete de Libras, que trabalha há dez anos na FURB, além de acompanhar boa parte da trajetória do Andrey na graduação. 

“Dentro da FURB eu tive acessibilidade. A FURB tem uma proposta muito boa sobre isso, deu o suporte que precisei. Claro que, como todo curso, teve desafios, dificuldades. No começo, eu tinha dificuldade, pois era uma linguagem muito jurídica, própria do direito. Aí fui estudando e consegui assimilar o conteúdo muito bem”, comentou  Andrey.

A equipe da FURB TV acompanhou a cerimônia de formatura e a reportagem, disponibilizada desde a última sexta-feira, 23 de agosto, sobe a cada dia em audiência. Entre mais de mil vídeoreportagens disponibilizadas no Facebook pela Universidade Regional, a matéria teve o cuidado de mostrar o trabalho dos intérpretes, a história de superação de Andrey e a emoção da família, além da cerimônia elegante que a FURB realiza nas formaturas,

Video

Formatura histórica de Andrey
Cerimônia aconteceu na sexta-feira, 26 de agosto, no Teatro Carlos Gomes.

Fonte:http:// http://www.furb.br/web/1704/noticias/andrey-e-o-primeiro-surdo-formado-em-direito-na-furb/7848

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *