Noticia_20140120_Imagem

Formação inédita destaca inclusão social e garante sigilo ético profissional no atendimento psicoterápico

Mato Grosso do Sul conta com uma população de 3.609 surdos. Só em Campo Grande são mais de 1,2 mil pessoas com surdez completa. Os dados são do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010). São cidadãos e cidadãs que não possuem a garantia de atendimento em sua língua materna nas repartições públicas, comércio, indústrias e outros setores da sociedade devido ao número insuficiente de pessoas com proficiência na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ainda que esta seja reconhecida como língua oficial no Brasil.

Através de uma parceria inédita firmada entre o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) e a Secretaria de Educação de MS (SED/MS), por meio do Centro de Atendimento do Surdo (CAS); será oferecido aos Profissionais da Psicologia, devidamente inscritos e regulares com o Conselho Regional, um curso de formação em LIBRAS que visa possibilitar a garantia ao atendimento psicoterápico para pessoas surdas, especialmente no atendimento público dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) e nos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), onde esta demanda já é uma realidade.

Para a presidente do CRP14/MS, Norma Celiane Cosmo, essa formação atende também ao Código de Ética Profissional, na garantia do sigilo profissional. “Temos grandes expectativas no resultado desta parceria entre o Conselho e a SED visto que atende a uma necessidade premente de preparar as psicólogas e psicólogos em LIBRAS e, assim, garantir o direito das pessoas surdas serem atendidas por profissionais da Psicologia sem a necessidade do Intérprete. Hoje, isto não é possível considerando que os diversos serviços oferecidos para as pessoas surdas, necessitam de um intérprete em LIBRAS para efetivar comunicação, quebrando assim o preceito do sigilo profissional. Além de formar o profissional da Psicologia para um atendimento mais humanizado e adequado para esta população, esta parceria também resguarda o cumprimento do artigo 9º do Código de Ética Profissional que trata do sigilo no atendimento psicoterápico”, explica a presidente.

AULA INAUGURAL – todos os interessados poderão participar de uma aula inaugural, aberta ao público, que será realizada em fevereiro, mais informações serão divulgadas em breve pelo site do CRP14. Neste encontro será abordado o tema: “Desafios da Psicologia no Atendimento a pessoa surda”, com um(a) palestrante convidado(a).

O CURSO – Neste primeiro momento serão capacitados até 40 profissionais de psicologia. O curso é gratuito e será realizado no Centro de Atendimento ao Surdo, na Rua 13 de Maio – 1090, Vila Liberdade, em Campo Grande.

A previsão é que as aulas comecem março. A Formação tem duração de três anos, sendo os dois primeiros dedicados às aulas teóricas (4 módulos de 60h cada) e o terceiro, às aulas práticas de conversação (2 módulos de 60h cada). Os encontros serão semanais – a princípio todas as quartas-feiras das 14 às 17 horas. Todos os alunos que concluírem o curso receberão certificados.

INSCRIÇÕES – As inscrições já se encontram abertas a todos os profissionais inscritos e regulares junto ao CRP14/MS. Havendo número de inscritos superior às vagas oferecidas, será realizada uma pré-seleção de acordo com a atuação do profissional, priorizando a área clínica de atendimento público.

Os interessados devem preencher o formulário eletrônico no link: http://crpms.org.br/inscricao4.php

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (67) 3382-4801, ou pelo e-mail política@crpms.org

 

Fonte; http://www.crpms.org.br/noticias.php?id=6422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *