Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral do Surdo promove há décadas um trabalho voltado à inserção das pessoas com deficiência auditiva no ambiente eclesial.

Com a intenção de auxiliar nesse exercício de inclusão, foi criado o livro intitulado “Catequese especial para surdos – Conhecer Jesus”, da Editora Santuário, direcionado para a catequese dos surdos.

A organizadora da iniciativa, Irmã Marta Barbosa, afirmou que a publicação vem ao encontro das necessidades dos catequistas que atuam com os surdos devido à carência de material adequado para a iniciação aos sacramentos.

“A catequese para pessoas com deficiência se depara com vários desafios. Um deles é ter catequistas devidamente preparados para a missão – com conhecimento na língua de Sinais Brasileira (Libras)”, lembrou a religiosa, membro da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, que dirige o Instituto Santa Teresinha, escola especial para pessoas surdas.

Ainda conforme Irmã Marta, há também desafios no interior da própria Igreja, como “o acolhimento dessas pessoas, na comunicação adequada para com elas, favorecendo a sua participação na comunidade; além dos padres terem uma formação pastoral para acolher todas as pessoas com alguma deficiência em seu campo de missão e evangelização”.

Escrito em conjunto com catequistas surdas, com longos anos de experiência na evangelização e catequese com surdos, o livro conta com 224 páginas e várias imagens, sendo preparado levando em consideração as necessidades das pessoas surdas, afim de ajudá-las a conhecer Jesus e também se tornarem seus discípulos e missionários.

http://www.diocesedeerexim.org.br/noticia/lancado-livro-de-catequese-especial-para-surdos-5617

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *