De autoria do deputado Renato Gadelha (PSC), o projeto de lei que torna obrigatória a presença de um interprete da Língua Brasileira de Sinais em todas as agências bancárias da Paraíba. A instituição que não cumprir a determinação será punida, conforme a proposta.

Já em tramitação na Assembleia, a proposta assegura inclusão e a prestação de um serviço adequado e diferenciado a pessoas surdas em bancos na Paraíba, acreditando ser um dos pólos norteadores da sociedade.

“É um atendimento diferenciado em um banco gera, sem dúvida, qualidade de vida e garante igualdade de condições entre os que podem e não podem ouvir”, justificou o parlamentar.

Lembra, ainda, o seguinte: “A cada dia usamos mais e mais serviços bancários e o atendimento para quem tem limitações de fala ou audição pode ser um uma enorme barreira. Esse projeto busca minimizar essa dificuldade”.

A proposta abrange ainda as pessoas surdas que não dominam a Libras e os surdo-cegos. Nos dois casos, os bancos devem disponibilizar pessoa capacitada para atender cada necessidade.

“Temos terminais de atendimento com teclas em braile e auxílio em áudio em alguns bancos, mas e os surdo-cegos como podem se utilizar desta tecnologia? E na hora de dirimir uma dúvida qualquer relacionada à conta corrente, como um surdo vai se comunicar com o atendente que não se comunica em Libras? Precisamos garantir atendimento pleno a todos, independente da necessidade diferenciada”, reforça Renato Gadelha

Fonte: http://www.marconeferreira.com/noticia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *